TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia relação preço demanda e oferta

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Catharina Fanelli P. de Oliveira

RA: 1494908

Professor: Felipe Calabrez

Curso: RELAÇÕES INTERNACIONAIS

2º semestre

ECONOMIA

19 /09 /2019

  1. Explique em que consiste a noção de mão de obra invisível para o pensamento econômico liberal.

A conceito de mão de obra invisível nasce com Adam Smith, através de seu livro “A Riqueza das Nações”, escrito em um período marcado pelo mercantilismo, que se caracteriza pelo forte controle e intervenção estatal na economia. O autor teoriza sobre a necessidade quase incessante do homem de obter ajuda de seus semelhantes, diferente de qualquer outra espécie animal, que atingindo a maturidade se torna praticamente independente, e através da qual, como consequência gradativa e lenta dessa predisposição e pretensão da natureza humana de realizar intercâmbios e trocas nasce e se desenvolve a divisão do trabalho, que assim aumentam a produtividade. O teórico, considerado o pai do pensamento liberal, defende o princípio da livre concorrência e lei da oferta e procura, onde não seria necessária a intervenção estatal na economia, já que o próprio mercado possui mecanismos próprios para a regulamentação da mesma, como se houvesse uma mão invisível por trás de tudo, fazendo com que os preços dos produtos sejam determinados pelo próprio mercado, a partir de suas necessidades. O liberalismo econômico, portanto, trabalha a questão da autorregulação do mercado, sem que haja intervenção do Estado ou de órgãos externos na economia.

  1. Explique como funciona a lógica oferta-demanda-preço.

O consumidor está sempre tentando potencializar seu nível de contentamento, e para isso ele precisa escolher entre os diversos bens e produtos disponíveis no mercado. Mesmo possuindo o livre poder de escolha, nos limitamos a algumas coisas, como a restrição orçamentaria. A demanda por determinado produto depende também de fatores como gostos e moda, por exemplo.

A demanda aumenta em situações quando a renda dos indivíduos também aumenta, quando o preço do bem em questão cai, os gostos se deslocam para o produto ou quando o preço do bem substituto sobe. Já em situações contrárias, em que a renda diminui, o preço do bem sobe, o preço do bem substituto cai ou decaem as preferencias pelo produto temos uma decaída na demanda.

Já a oferta, a quantidade de bens a ser disponibilizada pelos empresários e o preço dos mesmos, também é influenciada por diversos fatores, onde podemos destacar que quanto maior a demanda, mais sobe o preço do produto e mais os administradores são incentivados a produzi-lo.

Podemos dizer que o mercado está em equilíbrio quando a quantidade demandada é igual à quantidade ofertada, ou seja, quando o tanto de bens sendo oferecidos pelo mercado é igual ao número de unidades que os consumidores almejam comprar. Este é, portanto, exatamente o preço de equilíbrio, uma representação do livre mercado, em que se fazem negociações de preço. Se o preço do produto for maior que o preço de equilíbrio, gera-se uma abundância de oferta, fazendo com que o empresário muitas vezes faça liquidações para não perder seus recursos com estoques parados. Já considerando uma situação inversa, onde há uma fartura de demanda em detrimento a oferta, o bem pode se tornar insuficiente e seu preço tende a subir.

  1. Explique como funciona o comportamento da demanda de determinado bem em relação ás variações de seu preço. Construa um gráfico que expresse a curva de demanda. Depois insira no mesmo gráfico a curva de oferta desse mesmo bem e identifique o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda.

Na curva representada em azul temos a demanda, na qual a regra é clara: Quanto menor for o preço do produto, mais unidades do mesmo serão consumidas (desconsiderando fatores como moda, gostos, preferencias entre outros). Portanto, quando o preço do produto subir e tudo se manter constante menos indivíduos se interessarão por ele e assim cairá sua procura no mercado. Isso acontece, pois, o aumento do preço de determinado bem pode fazer com que o indivíduo não tenha renda suficiente para compra- ló, levando-o a compra de bens alternativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com