TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microeconomia Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado Fundamentos da Economia

Por:   •  19/7/2021  •  Resenha  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

microeconomia

demanda, oferta e equilíbrio de mercado

Fundamentos da economia

Microeconomia ou Teoria de Preços, é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam. Preocupa-se mais com a análise parcial, com as unidades (consumidores, firmas, mercados específicos).

A Microeconomia analisa a formação de preços no mercado. Os preços formam-se com base em dois mercados:

mercado de bens e serviços (preços de bens e serviços); • mercado dos serviços dos fatores de produção (salários, juros, aluguéis e lucros).

Microeconomia não tem seu foco específico na empresa, mas no mercado no qual as empresas e consumidores interagem, analisando os fatores econômicos que determinam tanto o comportamento do consumidor quanto o comportamento da empresa.

coeteris paribus

  • É uma expressão em latim que significa tudo o mais constante.

A análise microeconômica básica, para poder analisar um mercado isoladamente, supõe todos os demais mercados constantes. Ou seja, supõe que o mercado em estudo não afeta nem é afetado pelos demais.

Essa condição serve também para verificarmos o efeito de variáveis isoladas, independentemente dos efeitos de outras variáveis; ou seja, quando queremos, por exemplo, saber o efeito isolado de uma variação de preço sobre a procura de determinado bem, independentemente do efeito de outras variáveis que afetam a procura, como a

renda do consumidor, gastos e preferências etc.

DIVISÃO DOS TÓPICOS DA MICROECONOMIA

[pic 1]

A TEORIA DA DEMANDA OU TEORIA DA PROCURA

  • Estuda as diferentes formas que a demanda pode assumir e os fatores que a influenciam.

TEORIA DA OFERTA

Abrange a Teoria da Produção e a Teoria dos Custos de produção.

  • Teoria da Produção: estuda o processo de produção numa perspectiva econômica; envolve apenas relações físicas entre produto e fatores de produção.
  • Teoria dos Custos de Produção: classifica e analisa os custos; evolve preços e insumos de produção.

A Análise das estruturas de mercado aborda a maneira como estão organizados os mercados e como é determinado o preço e a quantidade de equilíbrio nesses mercados.

É dividida na análise da estrutura dos mercados de bens e serviços e dos mercados de fatores de produção (cuja procura é chamada de demanda derivada, por causa que os mercados de insumo derivam de como se comporta o mercado de bens e serviços).

teoria do equilíbrio geral e do bem-estar

  • Estuda as interações de todos os mercados simultaneamente e seu impacto no bem-estar social.

imperfeições do mercado

Destaca as situações em que o mercado não promove a perfeita alocação de recursos.

análise da demanda de mercado

definições de demanda

  • É a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período, dada sua renda, seus gastos e o preço de mercado.
  • Não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar.
  • É um fluxo porque é definida para determinado tempo.

fundamentos da teoria da demanda

valor de utilidade e valor de trabalho

A utilidade representa o grau de satisfação ou bem-estar que os consumidores atribuem a bens e serviços que podem adquirir no mercado.

Teoria do Valor da Utilidade – pressupõe que o valor de um bem se forma pela sua demanda; é subjetiva e representa a visão utilitarista em que prepondera a soberania do consumidor.

Teoria do Valor Trabalho – o valor de um bem se forma ao lado da oferta, mediante os custos do trabalho incorporado ao bem; é objetiva (depende de custos).

Valor de uso – é a utilidade ou satisfação que o bem representa para o consumidor.

Valor de troca – forma-se pelo preço do mercado, pelo encontro da oferta e da demanda do bem ou serviço.

Se o bem A vale $ 10, e o bem B $ 5, significa que o bem A

pode ser trocado por duas unidades de B, ou que B pode ser trocado por meia unidade de A.

A Teoria da Demanda baseia-se na Teoria do Valor Utilidade. Supõe-se que dada a renda e dados os preços de mercado, o consumidor, ao demandar um bem ou serviço, está maximizando a utilidade ou satisfação que ele atribui ao bem ou serviço. É também chamada de Teoria do Consumidor.

conceitos de utilidade total e marginal

Utilidade Total – tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço.

Utilidade Marginal – é a satisfação adicional obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem; é decrescente porque o consumidor vai saturando-se desse bem. É a chamada Lei da Utilidade Marginal Decrescente. Matematicamente:

[pic 2]

O chamado paradoxo da água e do diamante ilustra a importância do conceito de Utilidade Marginal. Por que a água, mais necessária, é tão barata, e o diamante, supérfluo, tem preço tão elevado? Ocorre que a água tem grande utilidade total, mas, como é encontrada em abundância, tem baixa utilidade marginal, enquanto o diamante, por ser escasso, tem grande utilidade marginal.

curva de indiferença e reta orçamentária

Toda a teoria da demanda que será desenvolvida neste capítulo tem como hipótese básica que o consumidor está maximizando sua utilidade ou bem-estar, limitado por seu nível de renda e pelos preços de bens e serviços que pretende adquirir no mercado.

Curva de indiferença (Cl) – é um instrumental gráfico que serve para ilustrar as preferências do consumidor.

[pic 3]

A curva de indiferença apresenta duas características básicas:

I) Inclinação negativa: devido à necessidade de manter o mesmo nível de bem-estar, ao aumentar o consumo de um bem determinado, necessitamos reduzir o consumo de outro, que assim é substituído. Por isso, a inclinação da curva de indiferença recebe o nome de Taxa Marginal de Substituição (TMS) e representa a taxa de intercâmbio de um bem por outro que mantém o mesmo nível de bem-estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (985.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com