TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia síntese

Seminário: Economia síntese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Seminário  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese

Macroeconomia, esta ligada diretamente no ato global do sistema econômico resultando em um numero reduzido de variáveis, relacionando o que possa a vir a interferir na evolução global da economia.

Tendo como principais objetivos o Alto nível de Empregos, Estabilidade de Preços, Distribuição Justa de Renda e Crescimento Econômico.

Pelo fato de que a economia mundial esta se globalizando cada vez mais, esta ocorrendo significativamente um aumento de entidades multinacionais junto as ações executadas pelos Agentes de Política Econômica nacional. Estas ações são para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países.

Instrumentos de Política Macroeconômica é a maneira como um governo pode intervir no mercado financeiro, na capacidade de produção e no consumo das famílias. Essas políticas são divididas em função das áreas de atuação denominadas em Política Fiscal, Política Monetária, Política Externa (Cambial e Comercial) e Política de Rendas.

No Brasil a distribuição de renda é uma das piores do mundo sempre oscilando entre as 10 ultimas posições, dando sinais de melhora a partir de 2000. O que leva a essa posição são designados pelos órgãos que calculam a desigualdade econômica do país. Um dos maiores motivos é pelo Modelo de Tributação Bruta do Brasil, por ser altamente “concentrador de renda”, o Estado, cobra impostos de todos, inclusive da população de baixa renda. (cobrando impostos nos produtos de acesso mais populares) Resumindo, a população de classe mais baixa pode vir a sofrer uma carga total de 32,8% da sua renda, enquanto o de classe superior é apenas 22,7%.

As ferramentas fundamentais que o Governo pode utilizar para afetar a economia são com as Despesas, a produção via empresas estatais, os impostos e os controles.

Moeda é resumidamente um “meio de transação monetária”, Dinheiro em Papel, as Moedas(Objeto de metal), Moedas nos Bancos, ou seja, o Dinheiro em Circulação. A Moeda tem como função Meio de Pagamento, Unidade de Conta e Denominação de Valor e claro a Reserva de Valor.

Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto pelos Agentes Superavitários (Poupadores), Agentes Deficitários (Tomadores) e Intermediários. O Mercado Financeiro e de Capitais pode ser conceituado por “gerador de dinheiro” onde valores são intermediados, oferecidos, procurados e comercializados que proporcionam alternativas de aplicações e captação de recursos financeiros (Poupança e Investimentos). Atualmente classificamos o Mercado Financeiro em Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais, Mercado de Derivativos e Mercado Cambial.

A Inflação interfere em tudo que reporte a valores, é um aumento contínuo e generalizado no nível dos preços. Tendo como a causa da Inflação, o Excesso de Demanda Agregada em relação à Produção Disponível (Inflação de Demanda); o Aumento de Custos dos Fatores de Produção em relação ao nível da Demanda Agregada (Inflação de Custos); a Realimentação dos Preços determinada pelas Inflações passadas (Inflação Inercial); e a deficiência na Estrutura Econômica, que nada mais é que o Mercado Externo pouco competitivo (Inflação Estrutural). O que mais sofre distorções provocadas pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com