TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental e Direito do Consumidor

Por:   •  7/4/2015  •  Resenha  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

        A Educação Ambiental e o Consumismo

Relato sobre o consumo e o consumismo expressando idéias e fatos que diferem um do outro, com suas conseqüências no mundo atual.

         A diferença entre consumo e o consumismo, é que o consumo, compra-se somente coisas necessárias para a sobrevivência, que as pessoas  adquirem para o uso: alimentos, vestuário e educação; já no consumismo compram o supérfluo coisas que, não teem necessidade, apenas por serem incentivados pela mídia e empresas que só visam o lucro, e não o bem estar das pessoas.

        As pessoas são levadas ao consumismo através, do modo de vida da sociedade, que acham que para pertencerem ao grupo necessitam de bens materiais para demonstrar que são iguais, e se iludem com comerciais de TV cada vez mais apelativos, deixando-os curiosos, com o desejo e ambição de ter algo que as vezes, não tenha tanta utilidade,talvez só lhe sirva para expor aos outros  por demonstração de poder.

         A imitação é uma das bases do consumismo. Pessoas de classes mais baixas tendem a imitarem e ansiarem por estilos de vida de classes sociais mais altas, tentando assim satisfazerem–se, consumindo cada vez mais, podendo até tornar-se uma doença, uma compulsão que deve ser tratada para evitar maiores danos à essa pessoa.

        Nossas crianças estão cada vez mais, se tornando consumistas muito cedo, por comerciais que induzem ao desejo, por imagens, sons e uma repetição contínua, que os fazem sentirem insatisfeitos se não adquirirem os produtos oferecidos á todo momento. Criando assim os futuros consumistas que talvez não terão controle de suas próprias vontades e desejos.

Estudos sobre o consumo infantil são totalmente pertinentes no que diz respeito à sociedade, uma criança que se torna altamente consumista, provavelmente não fará relações baseadas em valores que são essenciais como respeito, honestidade, etc., mas, provavelmente, o fará baseada em seus valores consumistas. Nesse sentido, é importante se pensar como as relações entre as pessoas serão afetadas na nossa sociedade, principalmente às crianças que são precocemente introduzidas nessa ciranda do consumo. Um aspecto importante de ser ressaltado é como o desenvolvimento psicossocial dessas crianças que são consumistas é afetado. Há muitos pontos que podem ser questionados em relação ao consumo infantil, e esses motivos tornam pesquisas sobre esse tema muito importantes. Sendo assim, nos cabe questionar como o fenômeno do consumo infantil acontece e como ele se relaciona com a sociedade tendo, portanto, como principais objetivos deste estudo compreender como se dá o fenômeno do consumo infantil e como ele se relaciona com a sociedade, se há elementos influenciadores do consumo nas crianças e de que forma esses elementos podem afetar a criança consumista. Um dos meios mais utilizados para a propagação da publicidade é a televisão, popular e democrática está presente na maioria dos lares brasileiros e, sua programação está repleta de propagandas, inclusive nos horários de programas infantis. Os comerciais “animados” voltados para crianças chamam bastante atenção, sendo coloridos, detalhados e utilizam de animais, pessoas famosas para que possam induzir a consumir, seja diretamente ou pedindo o que desejam a seus responsáveis. Outro aspecto que influencia sobremaneira o consumo de crianças é o modelo de familiar atual, onde os pais por trabalharem muito não costumam ter tempo para seus filhos e para compensar sua ausência compram para seus filhos os presentes que eles pedem.

Olhando pelo sentido ecológico, podemos destacar os problemas que o consumismo desenfreado pode ocasionar, um mal maior ainda, que são; a degradação de bens naturais e a geração de resíduos, sem o devido destino, com isto poluindo e destruindo nosso planeta, ao qual as futuras gerações não terão como viver. Por isso devemos desenvolver uma consciência voltada para a ecopedagogia que consiste em uma educação ambiental com foco não só em canalizar córregos, coletar resíduos, monitorar a qualidade do ar e da água. E sim ter uma mudança de cultura, e começarmos a analisar que a rua, a praia, os rios e córregos são a extensão de nossa casa.Devemos  transformar nossas atitudes e nos reeducarmos para um bem  geral estudando meios que possamos criar meios sustentáveis na produção de novos bens. E devemos pensar em consumir menos, reutilizar, reciclar e reduzir. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com