TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaborar um “Roteiro de preparação para negociações salariais

Seminário: Elaborar um “Roteiro de preparação para negociações salariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Seminário  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

Desafio

Elaborar um “Roteiro de preparação para negociações salariais”, cuja situação/problema é a seguinte:

“Durante o ano que passou, você assumiu novas responsabilidades, trabalhou duro e se dedicou totalmente à empresa para a qual trabalha. Além disso, você acaba de ingressar em curso superior na área de gestão e está se capacitando para ser um funcionário melhor. Tem bons motivos para pleitear um aumento salarial. Bem preparado, munido de dados que comprovam o desempenho pessoal e os resultados para a empresa, dirige-se aos respectivos gerentes e ouve um “NÃO” como resposta aos seus anseios e pretensões.”.

Roteiro de preparação para negociações salariais

a) Você estaria preparado(a) para receber uma resposta negativa?

Em uma situação como essa é sempre possível receber uma resposta negativa, portanto antes de apresentar o pedido de aumento salarial, e como e dito nas técnicas de negociação, e necessário um entendimento de tudo que pode vir a acontecer durante a negociação, incluindo uma resposta negativa, então em caso da resposta do superior seja “não”, eu acredito que eu estaria devidamente preparado para receber a resposta negativa sem nenhum problema maior.

b) Qual seria a sua reação?

Com certeza não receberia essa resposta de bom grado, pois eu estaria fazendo de tudo ao meu alcance para crescer como funcionário e um aumento salarial seria uma comprovação física de que meus esforços estão sendo reconhecidos pelos meus superiores. Porém também poderia entender o lado dos meus superiores ao negarem o aumento, porque, apesar dos meus esforços, eu ainda poderia estar dentro da expectativa de trabalho que eles esperavam de mim.

c) Como administraria a situação?

Primeiramente procuraria entender o porquê que ele negaram o aumento salarial, com base nesses dados eu poderia contra argumentar insistindo no meu aumento, e tentaria estender as negociações ate que fosse possível os gerentes entenderem o meu lado e quem sabe assim me proporcionar com o aumento. Caso isso não acontecesse, eu continuaria a me esforçar a sempre crescer como funcionário e mostrar sem sombra de duvida que um aumento salarial seria merecido.

d) Quais seriam seu argumentos nesta negociação para aumento salarial?

Com a comprovação dos meus serviços em mãos provaria que, apesar de ter recebidos novas responsabilidades, eu sempre trabalhei duro e me dediquei a terminar todos os meus serviços com sucesso e não só isso, mostraria comprovações de que comecei a cursar um curso superior na exata área que exerço, fazendo isso na tentativa de me elevar como pessoa e funcionário, elevando também a empresa para o qual eu trabalho.

Anexos

1. Definições de Negociação

Um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. Scare & Martinelli.

É um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses. BERNABEU, Francisco.

É um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa. COHEN, H.

É um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. FISHER, R; URY, W.

É um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades. ACUFF,F.

Negociação é o processo de buscar aceitação de ideais, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. JUNQUEIRA.

2. Conceito de Negociação

2.1 Introdução

A negociação está sempre presente em diversas ocasiões de nossas vidas. Utilizamos negociação em relacionamentos pessoais e sociais, em prestações de serviços, comércio e em várias outras situações que requerem que as pessoas utilizem negociações. Estas negociações têm vários objetivos e as realizações são o prêmio e o reconhecimento pelo sucesso alcançado. E possível dizer que através da negociação é que se obtém o devido sucesso nas relações. A negociação bem feita um gera um sentimento de ganho x ganho e nos proporciona crescimento como seres humanos. Negociar é uma arte que requer sensibilidade, criatividade, capacidade de analise e através de conceito e técnica (que serão abordados nesse trabalho), pode-se aprender a desenvolver a arte da negociação.

2.2 Desenvolvimento

Negociação termo nascido no latim que vem de negocium, palavra formada da junção de dois termos distintos, Nec e ocium cujo significado é atividade difícil e trabalhosa, mas no nosso português tem o significado; de acordo ou entendimento bi ou multilateral.

A Negociação ocorre em todos os momentos de nossas vidas e faz parte das maiorias de nossas decisões como, por exemplo: ao colocar o nome em um recém nascido, a cor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com