TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embasamento Teórico

Por:   •  12/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU, CESUFOZ

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Filipe Carlessi

 

Tcc 1

Foz do Iguaçu

2017

Filipe Carlessi    

.

Tcc 1

Trabalho apresentado à disciplina de Tcc 1, sob orientação da professora Caroliny Matinc do 9º período noturno, do curso de Engenharia Civil.

FOZ DO IGUAÇU

2017


1        DEFINIÇÃO DO OBJETO

  1. Tema:

O setor produtivo da construção civil se destaca por gerar significativos volumes de resíduos de construção. Estes resíduos são normalmente descartados em aterros, em muitos casos irregulares, provocando um desequilíbrio ambiental e desperdício de material que poderia ser aproveitado para outras finalidades. A reciclagem destes materiais se demonstra como uma excelente solução para o problema, mas a possibilidade de conterem contaminantes em sua composição, tais como vidro e gesso, deixa seu uso extremamente restrito, dessa forma exige-se que se faça uma triagem dos resíduos.

1.2  Justificativa:

A construção civil tem grande relevância no consumo de recursos naturais, isto já na extração de matérias-primas e fabricação de materiais, até culminar nos aterros, em que ficam acumulados os resíduos descartados.

Levando em consideração a conduta de preservação e redução do impacto ambiental, que deve ser fortemente incentivada nos tempos atuais, a reciclagem dos resíduos vai ao encontro da política do desenvolvimento sustentável. Isto possibilita diminuir o volume de insumos extraídos da natureza e, ao contrário de rejeitar os resíduos de construção, esses são novamente incorporados à cadeia produtiva.

Porém, para que os resíduos regressem ao mercado na forma de agregado reciclado se faz necessário, conhecer suas propriedades, verificar sua variabilidade por apresentar diferentes proporções de materiais. Os contaminantes se misturados em concretos são muito perigosos: existe a possibilidade deles desenvolverem reações de expansão. Isto pode acabar resultando em fissuração do concreto, para posteriormente vir a desagregar a estrutura.

Os resíduos de construção e demolição apresentam restrições em relação à sua utilidade potencial por serem heterogêneos em sua composição e terem desempenho variável. Para diminuir estar limitações de uso, é preciso desenvolver técnicas e ferramentas de seleção e separação dos resíduos que os tornem livres destas contaminações que podem afetar a qualidade técnica dos concretos produzidos com estes agregados.

Atualmente, uma ideia vanguardista que consiste em utilizar um equipamento empregado na indústria de mineração (o jingle pneumático), se mostra uma solução para segregar os resíduos. O mesmo equipamento tem a capacidade de separar grandes quantidades de minérios, levando em consideração a massa específica e tamanho das frações. Desse modo, acredita-se que está máquina seja capaz de separar os principais constituintes e a parte nociva dos resíduos.

1.3  Delimitação do Estudo:

O estudo será realizado na Pedreira Britafoz, localizada em Foz do Iguaçu, na Av. Tancredo Neves, 3257 – Porto Belo, Região Norte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com