TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa CIA ULTRAGAZ

Tese: Empresa CIA ULTRAGAZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Nesse PMA falaremos sobre a empresa CIA ULTRAGAZ, uma das maiores empresas fornecedora de gás LP envasado (gás liquefeito de petróleo) também conhecido como gás de cozinha, a empresa também atua em outros segmentos do gênero (GLP), como, por exemplo, Bobtail e outros.

Este tema foi escolhido devido à empresa ser líder de mercado no segmento de gás de cozinha no Brasil. No decorrer deste trabalho mostraremos todas as etapas da cadeia Logística, desde o recebimento da matéria-prima até a entrega no cliente final (Consumidor).

O estudo oferecera contribuição tanto para os futuros alunos da faculdade, como para pequenas e grandes empresas, oferecendo a eles conhecimento de todo sistema logístico percorrido até o sistema de distribuição.

Os dados apresentados no decorrer desse trabalho foram disponibilizados pela empresa e seus colaboradores através visitas técnicas acompanhas pelo funcionário Everton Alves de Mira na própria empresa.

Dados da Empresa

Empresa matriz

Cia Ultragaz S.A.

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 1343 - bela vista - São Paulo/SP.

CEP: 01317-910

Telefone: (11) 3177-6677 / fax: (11) 3177-6200

CNPJ: 61602199/0001-12

A Empresa

Nome da empresa: CIA ULTRAGAZ S/A

Sigla da empresa: ULTRAGAZ

CNPJ: 61.602.199/0001-12

UF: SP Município: São Paulo

Segmento econômico: Secundário

Natureza jurídica: Privada

Setores de atividade econômicos:

• Atividades de apoio à agricultura e à pecuária; atividades de pós-colheita

Os primeiros fogões a gás instalados no Brasil funcionavam com gás de carvão. As tubulações de gás, no entanto, eram restritas aos bairros mais centrais das grandes cidades. Para a população que ficava fora desses núcleos, às opções para cozinhar ou esquentar a água eram em geral, lenha, carvão ou querosene. A empresa Ultragaz foi criada na época de 1890 e seu criador foi Ernesto Igel nascido em Vienna na Itália e em 1937 a grande capacidade empreendedora e criativa de Ernesto, vislumbrou a oportunidade de se usar o gás liquefeito de petróleo, assim nascia a Empresa Brasileira de Gás a Domicílio.

Em 1954 foi à grande inauguração da primeira refinaria de petróleo do Brasil, em Mataripe, na Bahia, com o abastecimento regular de gás, a marca de consumidores passou de 80 para 800, revolucionando os hábitos dos brasileiros. Em 1961 foi constatada em uma pesquisa a meta de um milhão de clientes da empresa, com isso o crescimento era inevitável, assim, em 1970 em diante houve diversas expansões com parceria com a Liquigás e a Supergasbrás em 1970 e a Brasilgás na Bahia, tornando-se um dos seus principais negócios.

Nos anos 90 a empresa lançou um projeto inovador, chamado de "Projeto Redenção", que re-alinhou a empresa aos padrões de competitividade mundial, renovando toda a sua frota e sua identificação visual.

Assim começamos a história do gás de cozinha de todos os brasileiros desde 1930 até a era do ano 2000.

LINHA DO TEMPO (de 1890 a 2008)

1890 - É um século de grandes transformações. O Brasil é tifo como um país em crescimento, e estrangeiros começam a chegar ao país. Os imigrantes trouxeram novas perspectivas e iniciaram a construção de novos empreendimentos. O rompimento com os costumes do século passado é radical. Foi a primeira vez que o mundo desencadeou uma Guerra Mundial. O Brasil andava rumo aos tempos moderno, pois se tornava uma República Federativa.

A Industrialização começava a se fortalecer. Os Estados Unidos se tornam potência global embalados pelo crescimento econômico do pós-guerra. A Europa ainda sofre as conseqüências do conflito armado. No Brasil, com a expansão dos centros urbanos, as transformações são constantes e aceleradas.

1893 - Nasce em 27 de Novembro de 1893 em Viena, Ernesto Igel, foi o primeiro de cinco filhos de uma família de comerciantes.

1903 - Embora apaixonado pela musica, o jovem Ernesto cursou a Escola de Comércio e, com apenas 15 anos, conseguiu seu primeiro emprego numa casa de importação e exportação.

1914 - Com 21 anos, foi recrutado para lutar na Primeira Guerra Mundial e enviado para a Romênia. Felizmente, suas habilidade comerciais o pouparam do front e ele foi destinado aos serviços administrativos do exército.

1920 - Terminada a guerra, Ernesto Igel foi novamente aceito em seu antigo emprego, tornando-se gerente dos negócios nas relações com o Brasil. Em viagem ao país, o jovem decidiu ficar e criou a Ernesto Igel & Cia, empresa importadora de louças, metais sanitários, fogões e aquecedores.

1930 - Nos estados unidos e na Europa, planos econômicos tentavam salvar as economias que iam mal. Já no Brasil, a base econômica do país eram as oligarquias rurais. Em 1930, a Revolução que coloca Getulio Vargas no poder, acaba com a política apoiada pelos grandes cafeicultores de São Paulo e Minas Gerais.

1937 - Nascia a Empresa de Gás a Domicilio, a partir da capacidade criativa a empreendedora de Ernesto Igel, que vislumbrou a oportunidade de usar o gás liquefeito de petróleo em fogões e aquecedores. O suprimento inicial era o propano, gás utilizado para acionar os motores de dirigíveis e que ficou estocada no país após o trágico acidente que pôs fim a era dos zepelins.

1938 - Neste ano, o capital da empresa foi aberto e surgiu a Ultragaz S/A, que passou a atuar em todo o País.

1940 - Surge o ENIAC, o primeiro computador da história e um dos maiores avançados na ciência. É lançado o biquíni, criação do francês Louis Réard. O nome da peça é uma referencia ao atol de Biquíni, no Pacífico, onde os americanos haviam realizado testes atômicos.

1950 - Depois da morte de Getúlio Vargas, começam os prósperos anos de Juscelino Kubitscheck. O povo brasileiro sofre com a derrota da Copa de 50, em pleno Maracanã. Mas antes mesmo da década chegar ao seu fim à seleção canarinho conquista a copa em 58, na Suécia. É inaugurada a primeira emissora de televisão do Brasil e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com