TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas Transnacionais

Relatório de pesquisa: Empresas Transnacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  Relatório de pesquisa  •  5.224 Palavras (21 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇ

O presente trabalho, tem como tema: Empresas Transnacionais. Multinacionais ou Transnacionais são corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que possuem matriz num país e atuação em diversos e distintos territórios dispersos no mundo, ultrapassam os limites territoriais dospaíses de origem das empresas com a instalação de filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas. = Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum essas empresas produzam cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção, portanto essas empresas possuem influência que transcende a economia, pois elas interferem em governos e nasrelações entre países.1 3 Atualmente, estima-se que existam em funcionamento cerca de 40 mil empresas transnacionais, muitas originadas de países desenvolvidos, porém existem ainda corporações oriundas do Brasil, Coreia do Sul, Índia e México.

O termo multinacional está progressivamente sendo substituído pelo termo "transnacional", por ser mais abrangente.

DESENVOLVIMENTO

1.1 Origens

As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX. Elas atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, a entrada de empresas multinacionais começou a ganhar importância durante o governo de Juscelino Kubitschek, quando o país procurou atrair montadoras de veículos estrangeiras. Neste governo, instalaram-se no Brasil as empresas Toyota, Volkswagen, Willys e outras. As montadoras norte-americanas Ford e GM já possuiam linhas de montagem de veículos no Brasil desde 1919 e 1925, respectivamente.

1.2 Conceituação

Segundo os autores marxistas Paul A. Baran e Paul M. Sweezy, a expressão "Multinacionais" parece ter sido criada em inglês (Multination) por David E. Lilienthal, ex-diretor da Tennessee Valley Authority no Governo Roosevelt e ex-diretor da Comissão de Energia Atômica no Governo Truman, em um trabalho intitulado "The Multination Corporation" apresentado ao Carnegie Institute of Technology em abril de 1960.

Posteriormente, ainda segundo os mesmos autores, o Business Week publicou um estudo especial, "Multination Companies", em seu número de 20 de abril de 1963 4 . Ainda, segundo o citado estudo, uma empresa americana desse tipo seria a Standard Oil, por ter "orientação realmente mundial" ao contrário de outras com negócios no exterior que eram "orientadas internamente com operações internacionais". Por muitas décadas, essas empresas eram denominadas multinacionais, porém gradativamente esse termo está caindo em desuso, pois a expressão emite uma ideia de uma empresa que possui diversas nacionalidades, e está sendo utilizado o nome de "transnacionais", porque de fato essas empresas possuem sede em um país e desempenham atividades em diversos outros.1

O Dictionnaire Économique et Social, de Janine Brémond e Alain Gélédan, transcreve

a definição de "empresa multinacional" oferecida por W. Andreff, no seu livro Profits and Structures of World Capitalism ("Lucros e estruturas do capitalismo mundial"), como: "toda empresa cujo capital é obtido num processo de acumulação internacional, sobre a base de um processo produtivo, o qual é também, por sua vez, internacional; é a forma sob a qual se organiza um subconjunto do capital internacionalizado" (FARHAT, Said. Empresas multinacionais e transnacionais. Por sua vez, em The Harper Dictionary of Modern Thought, Douglas Evans, define empresas transnacionais ou multinacionais como:Empresas que operam em diversos países ao mesmo tempo. Por oferecerem um pacote de recursos sob a forma de investimentos, combinados com a capacitação gerencial, técnica e empresarial, as companhias transnacionais deram contribuição substancial ao crescimento, não apenas do comércio mundial visível (o qual, na década de 60, cresceu mais rapidamente que a produção mundial), mas também ao comércio invisível, isto é, maior fluxo de rendas sob a forma de lucros, juros e

dividendos. A mobilidade do capital constitui a maior vantagem das transnacionais,

através da sua flexibilidade de responder às condições nacionais, enquanto as expõe

à crítica segundo a qual as transnacionais não têm lealdade a governo algum em

áreas tão sensíveis como impostos - os quais podem ser facilmente evitados pela

simples movimentação dos seus fundos de um lugar a outro. Reconhece-se

largamente a necessidade de regulamentar as companhias transnacionais por algum

código ou agência internacional (Farhat).

Não há um sentido claro e único para definir uma empresa como ‘multinacional’, a

maioria das definições considera o tamanho e/ou a centralização das políticas empresariais como critério. O tamanho faz referência ao volume de negócios fora do país de origem da organização. Assim, para ser considerada multinacional ou transnacional, uma empresa tem de ser grande, ou melhor, suas vendas mundiais devem atingir cifra de bilhões de dólares ao ano. No ano de 1997, as quantidades totais de bens e de serviços produzidos pelas multinacionais nos mercados locais atingiram 6 trilhões de dólares, ou seja, mais do que o volume total do comércio internacional a nível mundial. A dimensão da empresa também lhe propicia poder de alavancagem para a obtenção de recursos de acionistas, banqueiros e outras agências de financiamento e/ou de licenças e outros atos do poder público que lhe permitam entrar em determinados setores, nele permanecer e dele expandirem-se para outras áreas produtivas.

O Capital é um segundo aspecto para definição de uma empresa como multinacional

ou transnacional. O capital, a parte própria, se apresenta sob a forma acionária, com milhares de acionistas individuais, e ainda com o controle do capital votante de forma difundida. Parte também do capital das multinacionais ou transnacionais, é obtida junto a bancos e outras fontes internacionais e associações com investidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com