TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Encontrar soluções para melhores práticas na manutenção dos setores internos

Seminário: Encontrar soluções para melhores práticas na manutenção dos setores internos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  9.400 Palavras (38 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 38

INTRODUÇÂO

Uma equipe de alunos deverá realizar um estudo direcionado a um plano de produção, sendo que o principal objetivo será a busca de soluções para a excelência no atendimento aos setores internos e, consequentemente, aos clientes e fornecedores da empresa estudada. O Trabalho deverá conter uma análise de mercado, pesquisa de previsão de demanda, as restrições do modelo quanto à capacidade produtiva, tempos disponíveis (maquinário e operacional) e o espaço para matéria-prima em estoque.

ETAPA 1

PASSO 1 – Forme seu grupo de trabalho, com no mínimo 3 e no máximo 5 alunos. Em seguida leia atentamente s capítulos 7 e 8 do livro -MARTINS, Petrônio Garcia; LAUGENI, Fernando P.. Administração da Produção. Saraiva,

PASSO 2 – Identifiquem uma organização que possua atividades de produção agroindustrial e busquem informações para conhecer como são calculadas as previsões de demandas (averiguar o aspecto sazonal) e, a partir dessa informação, entendam como são programados os processos de produção, como são controlados os estoques de matérias primas e os tempos de máquinas e horários de funcionários operacionais. É importante elaborar uma lista de perguntas sobre o que será solicitado e encaminhar à empresa antes da realização do contato técnico.

PASSO 3 - Obtenham dados, durante o contato técnico, de quais são e como são apurados os processos de demanda e programação de produção. Tomem nota de todas as informações.

PASSO 4 - Preparem um relatório do contato técnico, na formatação descrita no item padronização e entregue ao professor em uma data previamente determinada. Em seguida, reparem uma apresentação informando o nome, localização e ramo de atuação da empresa, bem como sua sistemática de identificação e apuração de processos produtivos.

FIAT AUTOMOVEIS S/A

Instalada em Betim (MG) Rodovia Fernão Dias, km 429

desde 1976, a Fiat Automóveis tem capacidade produtiva para até 800 mil veículos por ano. A empresa está em meio a um importante ciclo de investimentos de R$ 10 bilhões entre 2011 e 2014, que ampliará a capacidade da fábrica de Betim para 950 mil unidades anuais. A Fiat também investe na implantação de sua segunda fábrica de automóveis no País, situada em Goiana, Pernambuco, que terá capacidade para produzir até 250 mil unidades por ano

Dimensão da Fabrica:

Data de construção: 1973

Data de inauguração: 9 de julho de 1976

Primeiro veículo produzido: Fiat 147

Área total: 2.250.000 m²

Área construída: 613.800 m²

Missão:

Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e sustentabilidade do negocio.

Valores:

Nossos valores em que acreditamos pra realizar o nosso trabalho de forma honesta, ética e responsável.

• Satisfação do cliente, ele e ração de existência de qualquer negocio

• Valorização e respeito as pessoas, são as pessoas o grande diferencial qual torna tudo possível

• Responsabilidade social, é única forma de crescer em uma sociedade mais justa

• Respeito ao Meio Ambientes, é isso que nos dá a perspectiva do amanhã

• Escolha da empresa

A Fiat automóvel escolheu elevar o próprio padrão para aquele de Classe Mundial representado pelo Word Class Manufacturing (WCM), onde se utiliza de um sistema de qualidade desenvolvido pelos melhores especialistas europeus e japoneses no que diz respeito os sistema de qualidade, á manutenção, à gestão de custos, à logística, em uma ótica de continua evolução, que e um sistema baseado no combate sistemático de cada tipo de desperdício e perda, com envolvimento de todos, através da utilização de métodos e padrões, e visto que a utilização e aplicabilidade de ferramentas e métodos condizentes com assunto proposto e estudado na matéria de Gestão de Qualidade Industrial.

Contato:

Helbert Domingues Menezes, cargo: Condutor de processo industrial, trabalha na unidade de pintura, ute: 8208

Nota-se que previsão da demanda é a base para o planejamento estratégico da produção, de qualquer empresa que visa sobrevivência e permanência da organização no mercado.E para a realização do trabalho de planejamento e controle de produção realizamos analise da empresa Fiat automóveis

A Fiat automóveis utiliza-se de um sistema que visa um relacionamento mais eficiente dentro de sua cadeia produtiva (JIT/WCM – Cadeia Automotiva, Fiat online) sendo um processo de produção puxado, pois a cada compra efetuada pela rede Fiat e inserida no sistema que é online onde a informação segue para todos os setores de produção, que Permite que os administradores destes sistemas antevejam o futuro e planejem adequadamente suas ações e a necessidade de matérias diretos e indiretos.

Para a previsão de demanda a empresa tem vários setores responsáveis por pesquisas de mercado, concorrência e cenário político e financeiro do país, pois esses fatores tem impactos diretos no produto que a empresa fabrica, e esse conjunto de dados permite que PCP formule previsões em dois momentos distintos: para planejar o sistema produtivo (longo prazo) onde são focado os itens como: produtos/serviços, instalação, equipamentos e para planejar o uso (curto prazo) planos de produção, armazenagem e compras.

Cada veiculo comprado e passada a informação no sistema Fiat on-line, que gera um pedido na produção onde e informada todos os dados e características necessárias para a produção do veiculo e seus respectivos opcional, alem da fabrica esse sistema e ligado diretos vários fornecedores que munido dessas informações trabalham para o suprimento da cadeia produtiva onde são aplicada as metodologia do JIT, onde o primeiro que entra e o primeiro que sai, buscando trabalhar com estoque reduzidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com