TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilidade na área da gestão empresarial, para um melhor planejamento e controle interno

Por:   •  10/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Tema

Contabilidade Gerencial como suporte ao processo de gestão estratégica nas Micro e pequenas empresas

Delimitação do tema

A importância da Contabilidade na área da gestão empresarial, para um melhor planejamento e controle interno.

Situação Problemática

Em um cenário em que as carências estruturais colocam as empresas em desafios diários, sobreviver aos primeiros anos de negócio requer alta capacidade de solucionar problemas com precisão e agilidade.

Preencher formulários, fazer Darf e calcular impostos, essas são de longe algumas das tarefas do profissional de contabilidade. O contador precisa fazer com que os empreendedores percebam o seu trabalho como algo de caráter estratégico. Esta realidade necessita de profissionais que estejam em contínuo processo de aperfeiçoamento. Cada vez mais o contador atua de forma decisiva nas empresas, aumentando sua responsabilidade e consequentemente exigindo do mesmo um maior grau de qualificação, para atingir com êxito as metas estabelecidas pela entidade. O desafio que o contador moderno enfrenta é ter a persistência de continuar se atualizando com as constantes mudanças, para não ter dificuldade de adaptação no cenário posterior. A contabilidade desenvolveu sua capacidade de campo de atuação e vem mostrando a sua real importância, se tornando um instrumento vital para as organizações e com isso vem sendo tratado cada vez mais como um parceiro estratégico, devido ao seu fornecimento de informações relevantes. Com o objetivo de minimizar custos os empreendedores deixam de investir na contabilidade gerencial, acarretando uma deficiência nas informações a tomada de decisões. As entidades possuem pouco conhecimento do potencial informativo que o contador na área da gestão é capaz de fornecer, cabe ao profissional utilizar os recursos que são disponibilizados a ele para valoriza-lo. A capacidade de analisar as informações, para um melhor controle interno e avaliação do desempenho da empresa, esses dados, quando bem utilizados, podem garantir a permanência da mesma no mercado.

Esse é o foco do artigo, que tem como objetivo levantar a seguinte questão:

Até que ponto as informações geradas pela contabilidade gerencial são relevantes aos empreendedores para a tomada de decisão?

Hipótese

Segundo Meyerson (Identité et realité, 1908), hipótese é uma explicação provisória de um fenômeno até que os fatos venham concretizar ou retificar. Com base nisso eu utilizo a citação Ching (2003, p.6), para afirmar que a contabilidade gerencial difere da contabilidade financeira devido ao fato desta ser mais interpretativa e relevante quanto á situação real da empresa.

A contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira, de balaços, entre outros. Colocados em uma perspectiva diferente, em um grau de detalhe mais analítico ou em uma forma de apresentação diferenciada, de maneira a auxiliar os gestores das entidades em seu processo decisório (IUDÍCIBUS, 1989, P.15).

Sendo assim, a contabilidade interna faz com que as informações fiquem mais acessíveis a qualquer momento. Tendo como principal objetivo transformar e gerenciar dados contábeis da organização tornando-os utilizáveis as demais atividades tanto para finalidades internas: controle; informações; quanto para externas: informações a bancos; governo acionista e outros públicos de interesse. Sendo possível trazer bons resultados as entidades.

Segundo uma matéria feita na folha de São Paulo no dia 04/09/2015 com base em pesquisas feitas pelo o IBGE, grande parte das empresas não conseguem completar mais de 4 anos de existência por deficiências em aspectos gerenciais, com isso a implementação e utilização da Contabilidade Gerencial como suporte de suma importância, podendo garantir a permanência das entidades em um mercado tão acirrado.  

Objetivo Geral  

O objetivo geral deste trabalho é elaborar um modelo de analise demonstrando a importância da contabilidade gerencial como ferramenta de auxílio a tomada de decisões nas micro e pequenas empresas. Contribuindo com informações relevantes para completar atividades da entidade dentro do sistema de gestão.

Objetivos Específicos  

O esforço está especificamente centrado em definir metas que identifiquem os atributos da contabilidade gerencial, em micro e pequenas empresas, ou seja, precisamos explorar os seguintes itens:

a) Demonstrar aos gestores a importância da contabilidade junto a administração, como um processo de planejamento estratégico;

b) Definição das Micro e Pequenas Empresas;

c) A amplitude do campo de atuação do profissional contábil dentro de uma organização;

d) A capacidade de transformar dados obtidos em informações úteis para tomada de decisão;

e) Descrever a contabilidade gerencial como uma ferramenta indispensável para um bom controle interno;

f) Analisar e demonstrar os pontos fracos e fortes de ter um profissional contador atuando na gestão de uma entidade

Justificativa   

As informações geradas pelo contabilista tem se tornado indispensáveis  as empresas. Os empreendedores necessitam de profissionais capacitados que proporcionam informações relevantes e esclarecedoras sobre a realidade da empresa. Ou seja, um SIG adequado.

Para O’Brien (2009, p.283):

“Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas das necessidades de tomada de decisão da administração. Os relatórios, telas e respostas produzidos por esses sistemas fornecem informações que os gerentes especificaram de antemão para o adequado atendimento de suas necessidades de informação”

Obtendo as seguintes vantagens:

  • Fornecimento de informações mais rápidas para tomada de decisões
  • Diminuição dos custos de operações e gastos desnecessários
  • Uma melhor adaptação da empresa ao lidar com acontecimentos adversos
  • Melhoria na produtividade sejam elas externas ou internas
  • Relatórios desenvolvidos com mais precisão e qualidade pelo fácil acesso as informações
  • Melhor relação com clientes e fornecedores
  • Contribui para uma melhor organização administrativa
  • Manter a qualidade e o padrão dos serviços oferecidos
  • Fornecimento de dados que auxiliem o empresário a se localizar financeira e economicamente.

Sendo assim, a empresa passa a ter uma estrutura diferenciada no processo de gestão, tornando-a mais competitiva e preparada no mercado. Índices de liquidez, grau de endividamento e rentabilidade são importantes métricas de desempenho empresarial. O objetivo principal é alinhar as estratégias de ação para alcançar o melhor desempenho possível, obtendo uma influencia positiva no resultado econômico das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com