TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Sobre a Crise 2008

Por:   •  13/9/2016  •  Ensaio  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Qual foi a principal causa da crise econômica de 2008 e qual foi o papel dos economistas?

Após assistir ao documentário “Inside Job” e ler o texto “Como puderam os economistas errar tanto?” acredito que a crise econômica de 2008 não foi reflexo de uma única causa, mas de um conjunto de decisões e circunstâncias que, combinadas, trouxeram efeito devastador à economia mundial.

A oferta desenfreada de crédito imobiliário à consumidores NINJA (no Income, no Job or Asset), aliada a uma política econômico-financeira de baixa regulamentação, que favorecia as operações de diferentes instituições financeiras em detrimento da segurança dos investidores podem ser consideradas as principais causas da crise. A cadeia de “securitização” contava com a participação de agências de rating que avaliavam ativos “podres” (subprimes) com bons ratings, atraindo assim investimentos altos e de todo o mundo. Devido à baixa confiança em determinados títulos, passaram a ser negociados no mercado uma série de seguros, de forma a mitigar o risco associado a um investimento em títulos “podres” (subprimes). O problema era que, quando os ativos eram bons, os seguros não eram necessários e a renda da seguradora era “revertida” em bônus astronômicos para os executivos. Porém, quando os ativos eram ruins, a despesa com sinistros superava os ganhos da seguradora – haja visto que um mesmo ativo poderia ser segurado por “n” investidores. Com o aumento de ativos “subprimes”, causado devido às altas margens de lucros dos bancos de investimento com estes ativos, aumentou também a procura por CDS’s (seguros) e os níveis de inadimplência, causando, no extremo, a quebra da AIG (seguradora) e um consequente “calote” aos segurados (inclusive os próprios bancos de investimento, que apostavam contra seus próprios títulos).

Avaliando o cenário acima, é possível classificar os economistas como os responsáveis por compreender a situação atual e mapear os cenários possíveis, levantando os benefícios e prejuízos de cada cenário, bem como assessorando nas principais tomadas de decisões. No contexto da crise, podemos separar os economistas de acordo com seus interesses em dois grandes grupos: os economistas do governo e os economistas do setor privado. Se por um lado o papel deveria ser apresentar os impactos da desregulamentação do mercado e propor ajustes na política de forma a aumentar a segurança dos investimentos, do outro lado o objetivo deveria ser de maximizar o benefício individual. Entretanto, o documentário Inside Job revela que muitos economistas transitam entre as esferas pública e privada, utilizando de influências políticas para gerar ganhos privados.  

De quais maneiras o atual cenário econômico afetada sua empresa (ou seu setor de atuação)?

O cenário de crise atual afeta o mercado de consultorias de forma curiosa. Se teoricamente este seria o momento para investir em consultorias para otimizar os processos empresariais, reduzir custos, melhorar gestão ou inovar, na prática as empresas enxergam como custo (tanto as oportunidades de projetos quanto a contratação de uma consultoria em si) e optam por segurar este budget, afetando significativamente o faturamento da consultoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com