TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilíbrio - Resumo Microeconomia - Varian

Por:   •  7/12/2015  •  Resenha  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

CENTRO SOCIOECONÔMICO

DEPARTAMENTO DE  ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

___________________________________________________________________________

Kris Mackleiny Silvano¹

EQUILÍBRIO - Capítulo 16

Em capítulos anteriores estudamos o princípio de otimização e como os consumidores tomam decisões com base no seu orçamento. Estudaremos agora o princípio de equilíbrio, como as pessoas e as empresas se comportam e o equilíbrio resultante dessa relação no mercado.

OFERTA

Vimos o comportamento da curva da oferta nos capítulos 1 e 9 em que a curva media a quantidade ofertada a cada preço do mercado.

        

        EQUILÍBRIO DO MERCADO

Supondo que em um certo número de pessoas demande um determinado produto, e um certo número de pessoas oferte um determinado produto. Agregando as curvas de oferta e demanda dessas pessoas, podemos chegar às curvas de oferta e demanda do mercado.

Quando um indivíduo não tem poder de controlar a oferta e a demanda de um mercado, chamamos esse mercado de mercado competitivo. Nos mercados competitivos as curvas de orferta e demanda se cruzam resultando em um equilíbrio, ou seja, o número de produtos ofertados se iguala à demanda por aqueles produtos. Quando a oferta é maior que a demanda, os ofertantes não conseguem vender a quantidade que querem, e por isso, podem baixar o preço de seus produtos. Quando a demanda é maior que a oferta, os ofertantes podem aumentar seus preços de modo que as curvas entrem em equilíbrio.

DOIS CASOS ESPECIAIS

Existem dois casos especiais que provocam modificação na curva de oferta. O primeiro caso é quando a quantidade ofertada é fixa, a curva é vertical, e independe do preço. O segundo é quando o preço é fixo, curva horizontal, e independe da quantidade ofertada.

CURVAS DE OFERTA E DEMANDA INVERSAS

Como foi visto anteriormente, as curvas de demanda indicam quantidades demandadas ótimas em função do preço. Podemos também ver de outra forma, a curva de demanda indica que preço as pessoas estariam dispostas a pagar para certa quantidade de um bem.

[1]

ESTÁTICA COMPARATIVA

Depois de entender que o equilíbrio é causado pela igualdade da oferta e da demanda, podemos discutir o que acontece com o equilíbrio de uma das curvas se alterar. Se a curva de demanda se desloca para a direita, uma quantidade a mais é demandada a cada preço. Se a curva de oferta se desloca para a direita, a quantidade aumenta e o preço cai. Se as duas curvas se deslocam, a quantidade aumenta e o preço pode aumentar ou diminuir.

IMPOSTOS

O mercado deve ser analisado com mais cuidado quando os agentes econômicos que operam nele pagam impostos. Existem dois tipos de imposto: o imposto sobre a quantidade e o imposto sobre o preço. O imposto sobre quantidade é quando a quantidade de imposto paga é proporcional à quantidade comprada. E o imposto sobre o preço é quando existe uma porcentagem tributária sobre o preço da mercadoria. Quando o imposto é sobre o demandante, a quantia que o ofertante recebe é igual à quantia paga menos o imposto. Quando o imposto é sobre o ofertante, ele transfere uma quantia do dinheiro recebido para os tributos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com