TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo História Economica e Microeconomia

Por:   •  25/8/2016  •  Resenha  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução à Economia

Economia: é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre os usos alternativos e fins competitivos ou ainda, economia é o estudo da organização social, através da qual os homens satisfazem suas necessidades de bens e serviços escassos.

Objeto da Ciência Econômica: Lei da Escassez.

- Situação gerada pela razão de se produzir bens com recursos limitados, a fim de satisfazer as ilimitadas necessidades humanas.

- Bem é tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana. Podem ser bens materiais (automóvel, café, relógio) ou imateriais (aula ministrada, serviços).

- Necessidade Humana: qualquer manifestação de desejo que envolva escolha de um bem econômico capaz de contribuir para a sobrevivência ou para realização social do indivíduo. Assim sendo, ao economista interessa a existência das necessidades humanas a serem satisfeitas com bens econômicos e não com validade filosofica das necessidades

- Bens procurados = Bens uteis.

- Custo de oportunidade: de forma geral é o sacrifício de se transferir os recursos de uma atividade para outra.

Economia de mercado: livre iniciativa – sem intervenção do Estado

- Mão invisível

- Nenhum agente econômico se preocupa em desempenhar o papel de gerenciar o bom funcionamento do sistema de preços. Preocupam-se em resolver isoladamente o próprio negócio.

- O desejo do indivíduo definirá a demanda e a produção das empresas a oferta. O equilíbrio será obtido pela flutuação do preço.

[pic 1]

Preço e quantidade de equilíbrio: Os produtores estabelecem preços mínimos que estão dispostos a receber pela quantidade ofertada, diante dos custos e com o objetivo de maximizar o lucro e os consumidores estabelecem preços máximos que estão dispostos a pagar pela quantidade demandada (o preço que o consumidor estão dispostos a pagar deriva da utilidade do bem para o consumidor).

Aspectos da Evolução da Ciência Econômica – do início do século XXI as raízes do pensamento econômico

Pesquisa e contribuições à ciência econômica

- O início do século XXI foi marcado pelo reconhecimento de pesquisas em novas áreas, como a Economia da Informação, mas também pela revalorização de pesquisas em áreas tradicionais, como a microeconomia e a economia da cooperação.

Assimetria de informação: quando alguns agentes econômicos têm mais informações que outros. Crucial para a compreensão de numerosos fenômenos do mercado, principalmente o desemprego e o racionamento de crédito

- George Akerlof: vendedores tem mais informações que os compradores quanto à qualidade do produto, de modo que poderiam ocorrer somente trocas de bens de baixa qualidade, ou a antisseleção

-Michael Spence: analisou as respostas ao problema da antisseleção por parte de atores com melhor informação. Exemplo: no caso de uma empresa, os dividendos são sinal de sua produtividade aos atores dos mercados de ações.

-Joseph Stiglitz: tratou das respostas ao problema da antisseleção por parte dos atores menos informados, que representam a outra parte de um mercado, e que buscam informação junto a atores mais informados. Ex: companhias de seguro que classificam seus clientes com diferentes graus de risco.

Evolução da ciência econômica

Das origens até 1750 – Fase pré-cientifica da economia

- Na antiguidade grega não se apresentava pensamento economico idependente, eram ideias fragmentadas

- Na antiguidade romana, não houve pensamente idependente, embora já houvesse economia de troca mais intensa que na Grécia. Redes rodoviárias começavam a estimular transações comerciais e criação de companhias mercantis e sociedades de ações.

- Na Idade Média

  • Atividade economica regional e inter regional
  • Feudalismo ( regime de servidão)
  • Produção de subsistencia agricula
  • Igreja moralizando os interesses pessoais. reconheceu a dignidade do trabalho, condenou a taxa de juros, buscou o "justo preço", a moderação dos agentes economicos e o equiibrio dos atos economicos
  • Mas o pensamento economico, que antes era movido por filosofia ou politica na Antiguidade, na Idade média era movido pela moral cristã

- Mercantilismo imprimiu ao pensamento economico um cunho a arte empirica, de preceitos de administração publica que os governantes deveriam usar para aumentar a riqueza da nação e do principe

  • Comercio com outros paises (balança comercial superavitaria)
  • Metalismo
  • Estados modernos ( territorios, população com vinculos juridicos com o Estado)
  •  As transformações durante esse periodo foram marcadas pelo Renascimento, movimentos da Reforma e as transformações geograficas que são tidas como as mais importantes, pois propiciaram a presença dos metais preciosos em uma Europa politica e intelectualmente modificada. E as economicas, com a presença dos metais na Europa, provocou um deslocamento do eixo economico mundial.

  • Economia regional                Economia nacionalPolitica Colonial Mercantilista: Consistia em explorar a colônia ao máximo, bem como impedir que nela se desenvolvesse qualquer atividade economica que mesmo remotamente pudesse fazer concorrencia a metropole.

Criação pré-cientifica da economia: de 1750 a 1870

Fisiocracia

-Doutrina da odem natural; o universo regido por leis naturais, absolutas, imutaveis e universais, desejadas pela Providencia divina para a felicidade dos homens.

Escola Classica

- Confiava Smith no egoismo inato dos homens e na harmonia natural de seus interesses: todo individuo se esforça, em seu proprio beneficio, para encontrar o emprego mais vantajoso para seu capital, o que conduz a prefirir o emprego mais vantajoso para a sociedade.

-Ordem Natural

- Mão invisivel

- O desenvolvimento para Smith está na divisão de trabalho: especialização da força de trabalho, que acompanha o avanço economico e a alocação da força de trabalho entre varias linhas de emprego.

- Preço natural = salarios + lucros + rendas da terra

- Trabalho "medida de valor"

- A concorrencia maximiza o desenvolvimento economico e de que os beneficios do desenvolvimento seriam partilhados por toda sociedade.

-Lei da população de Malthus desenvolveu um aspecto que Smith deixara incompleto:”...a potencia da população é infinitamente maior que a potencia da terra na produção de subsistencia para o homem.” Porém Malthus ignorou o progresso tecnologico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (829.9 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com