TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura da Economia

Por:   •  31/10/2015  •  Artigo  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

                                                   INTRODUÇÃO

 A economia capitalista, em quanto à produção econômica relacionada ao mercado, sobre tipos de produtos que serão produzidos e que preços serão vendidos, pois esses produtos são deliberados normalmente pelo livre jogo nas estruturas de mercado, isto é, pelo livre funcionamento da oferta e da procura, a oferta - pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços   e  a procura  -pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. Assim o mercado se caracteriza como, local  onde produtores e consumidores se encontram para realizar a compra e venda das mercadorias, reguladas pela lei da oferta e da procura . No mercado de bens e serviços, caracterizam-se pela seguinte estrutura: concorrência perfeita, concorrência monopolística (ou imperfeita), monopólio, oligopólio e monopólio bilateral, assuntos que serão tratados de forma mais complexa neste trabalho.

                                                                     RESUMO  

As Estruturas de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da procura, baseando-se em características observadas nos mercados existentes, tais  como : o tamanho das  empresas, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado  , os  objetivos do empresários , o acesso de novas empresas.

As  estruturas básica são dividas em três:

- estruturas clássicas básicas

- outras estruturas clássicas

- modelos marginalistas e oligopólio

As estruturas clássicas contêm duas estruturas :

- Monopólio:  um único vendedor que fixa o preço do seu produto

- Concorrência  perfeita :  muitos vendedores e muitos compradores num mercado em que nenhum deles tem uma influência significativa no preço

As outras estruturas clássicas mais comuns são: concorrência monopolista, oligopólio  , monopsônio ,e  monopólio bilateral. Em todas as estruturas clássicas, o mercado é transparente ou seja todos têm informação perfeita, e os agentes são maximizadores de lucros. Cada estrutura acima mencionada ressalta algumas características do funcionamento dos mercados, o entendimento das estruturas facilita a compreenção do funcionamento de  diverso mercados . Embora o preço e a quantidades sejam  as variáveis mais importantes a serem determinadas na interação da oferta e da demanda, aspectos como  a eficiência e a regulamentação de mercados devem também ser objeto de atenção.

                                          ABSTRACT

The Market Structures are models that capture aspects of how markets are organized . Each market structure highlights key aspects of the interaction of supply and demand , based on the observed characteristics in existing markets , such as the size of firms , product differentiation , market transparency , the goals of entrepreneurs , access new businesses .

The basic structures are divided into three :

- Basic classical structures

- Other classical structures

- Marginalists and oligopoly models

Classical structures contain two structures :

- Monopoly : a single seller who sets the price of your product

- Perfect competition : many buyers and many sellers in a market where none has a significant influence on price

The other most common classical structures are: monopolistic competition , oligopoly , monopsony and bilateral monopoly. In all classical structures , the market is transparent ie all have perfect information , and the agents are profit maximizers . Each structure above highlights some features of the functioning of markets , understanding the structures facilitates the comprehension of the functioning of diverse markets . Although the price and quantities are the most important variables to be determined in the interaction of supply and demand aspects like efficiency and regulation of markets also merit attention .

 

DESENVOLVIMENTO

Concorrência Perfeita

     A estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita e uma concepção mais teórica, porque os mercados altamente concorrenciais existentes, na realidade, são apenas aproximações desse modelo, posto que, em condições normais, sempre parece existir algum grau de imperfeição que distorce o seu funcionamento.

    O seu conhecimento e importante não só como estrutura ideal, empregada em muitos estudos que procuram descrever o funcionamento econômico de uma realidade complexa, como também pelas inúmeras consequências derivadas de suas hipóteses, que condicionam o comportamento dos agentes econômicos em diferentes mercados.

As hipóteses do modelo de concorrência perfeita são:

  1. Os produtos são homogêneos, isto e , são substitutos perfeitos entre si, dessa forma não pode haver preços diferentes no mercado.
  2. Existe informação completa sobra o preço do produto, essa hipótese também e conhecida como “ transparência do mercado”, e
  3. A entrada e saída das firmas no mercado e livre, não havendo barreiras. Essa hipótese também e conhecida como “livre mobilidade”. Isso permite que firmas menos eficientes saiam do mercado e que nele ingressem firmas mais eficiente.

Supondo a estrutura de custos, a empresas, para maximizar lucro, precisa satisfazer conjuntamente as condições de que:

  1. O preço do produto seja igual ou superior ao custo variável médio. Se os custos variáveis forem superiores aos preços, a firma torna-se-a inviável no longo prazo.
  2. O custo marginal seja igual a receita marginal, sendo o custo marginal crescente. O empresário fixara a quantidade a ser vendida de forma a obter o lucro Maximo.

Monopólio

   O setor e a própria firma, porque existe um único produtor que realiza toda a produção. Dessa forma, a oferta da firma e a oferta do setor, e a demanda da firma e a demanda do setor. O monopólio vende um bem, ou conjunto de bens, de maneira a concorrer com outros bens perante a renda disponível do consumidor.e importante destacar que, em muitas circunstancias, e a estrutura mais apropriada para a produção de certos bens e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com