TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Padrões de Concorrência e Estruturas de Mercado no Capitalismo

Por:   •  15/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.826 Palavras (12 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Data: 15/08/2018 1º Aula

Conceito dos Neoclássicos

Os neoclássicos produziram combinações de fatores de produção.  A combinação de fatores primários são: recursos naturais (proprietário da terra), trabalho (trabalhador), capital (capitalista) para a produção de um determinado produto (peças, matérias primas, componentes).

Para produzir, as empresas precisam dos fatores de produção, então elas compram esses fatores de produção e em troca pagam aos proprietários dos fatores. Como aos trabalhadores é pago o salário, proprietário de recurso natural paga a renda da terra, o capitalista é pago pelo lucro que recebe dentro da empresa.

        

“A economia é a ciência que estuda a alocação de recursos escassos entre fins alternativos visando a maximização da satisfação”

Recursos escassos  = fatores de produção, recursos naturais são escassos, quantidade de trabalho é baixo/escasso, o capital também é escasso.

Como são limitados/escassos, devo aproveitar da melhor maneira possível, por exemplo os recursos naturais, ou seja, alocar esses recursos de tal forma de produzir o máximo de satisfação, o máximo de satisfação é a utilização útil de uma certa mercadoria. Essa teoria de satisfação é retirada de Adam Smith que diz que há 3 características são inatas a natureza humana, a primeira é q toda ser humano é egoísta, segundo é todos os indivíduos tentam a todo momento conseguir um máximo de prazer e um mínimo de sofrimento e a terceira são racionais.

Para consumir os produtos  para a sua  satisfação deve-se ter renda, ou seja, um emprego para ganhar dinheiro. Para os neoclássicos O TRABALHO É UM SACRIFÍCIO, portanto tenta trabalhar o mínimo possível para gastar o dinheiro no máximo de satisfação (mínimo de sofrimento para o máximo de prazer).  Na produção é a mesma coisa, tenho que combinar esses fatores de tal forma que as mercadorias produzidas devem gerar o máximo de satisfação a população.

Karl Marx tem-se uma concepção diferente do que os neoclássicos. A forma em que os homens produzem muda de época em época, ou seja não existe regras para produção.

Data = 22/08/2018    2º aula

O sistema de funcionamento de uma economia de mercado

Economia de mercado é um sistema econômico regulado predominantemente pelo mercado.

Mercado pode ser entendido como um logus (lugar) em que tem de um lado agentes econômicos ofertando uma determinada mercadoria, do outro lado um outro grupo de agentes econômicos demandando essa mesma mercadoria. Essa interação entre oferta e demanda por uma dada mercadoria, acaba determinando o preço da mercadoria. Então, o sistema regulado predominantemente pelo mercado é um sistema em que o mercado determina o preço, quantidade e quais mercadorias vão ser produzidas.

O mercado pode ser de algum determinado produto (especifico), pode ser um mercado regional ou nacional. Por exemplo, dentro de um país tenho vários mercados, o mercado nacional é um conjunto de mercados. Um dos sinais que esse mercado envia para regular o sistema de economia é:

1º preço: se produzo pouco uma dada mercadoria em relação a demanda, o preço fica grande. Por exemplo, imagina um grupo de pessoas que necessita de uma guitarra e só eu tenho, irei vender para quem oferecer um maior preço. Então quando a oferta é maior que a demanda, gera um aumento do preço. O aumento do preço sinaliza, para o produtor da mercadoria, que é necessário produzir mais para atender a demanda grande de procura da mercadoria. Então pelo preço tenho uma sinalização do quando devo produzir. Se a oferta é maior que a demanda, ou seja, se um grupo de pessoas tem um lápis e só eu quero comprar, irei comprar daquele que oferecer pelo preço mais baixo, isso significa que as empresas devem produzir menos.

A oferta e demanda é uma sinalização para a empresa o que produzir e em qual quantidades.

Portanto, a economia capitalista é uma economia de mercados pois a maioria dos produtos que se produzem na economia são mercadorias, inclusive a força de trabalho que se transforma em uma economia. A força de trabalho não nasce como uma mercadoria comum, mas funciona como uma mercadoria.

Em uma economia moderna (economia capitalista desenvolvida) é uma economia em que os preços não são determinados pelo mercado, ele se forma no mercado sofrendo influencia das empresas. Para a teoria de como o mercado determina o preço é denominado teoria da concorrência perfeita.

A teoria da concorrência perfeita mostra que os preços são determinados de maneira impessoal, ou seja, sem influencia das pessoas, sendo assim isso significa que a oferta x demanda vão determinar o preço.

D  O = PREÇO AUMENTA

O  D = PREÇO DIMINUI

È denominado concorrência perfeita pois essa teoria supõe que estamos tratando de uma economia que atende pressupostos, e a partir do momento em que ela tem esses pressupostos essa concorrência seria uma concorrência perfeita. A imperfeição do mercado é, por exemplo, quando os postos gasolina de Campinas convidam todos os poços a vender a gasolina a um determinado preço (cartel). Cartel é um exemplo de imperfeição do mercado.

1º pressuposto: o mercado atomístico: (definição no caderno), teria um numero tão grande de ofertantes de uma dada mercadoria que nenhum deles detém uma produção relevante em termos de produção total, isso faz com que ele não tem influencia no preço.  Exemplo: tem-se um monte de produtores de alface em Campinas, se um produtor resolver aumentar o preço da alface, ninguém vai comprar, pois há tantos produtores com preços mais baixos que os consumidores não irão comprar do produtor que aumentou o preço da alface. Vice-versa para o consumidor, se o consumidor quiser comprar um produto com menor preço onde todos produtores vendem pelo mesmo preço, este não irá comprar o produto.

2º pressuposto: produto homogêneo: a partir do momento que você tem preferencia a algum produto, este não é mais homogêneo. Se você tem não tem preferencia de um produto, este é homogêneo. Por exemplo, se vc da preferência ir ao um local consumir cerveja pois está é mais gelada, o produto já não é mais homogêneo. Ter preferencia é atribuir poder de mercado para quem vende. Quando é homogêneo, o consumidor sempre irá comprar daquele que terá menor preço.

3º pressuposto: pleno conhecimento: significa que os consumidores conhecem todos os ofertantes de uma dada mercadoria e sabe o preço que cada um oferece. Esse pleno conhecimento permite que o consumidor compre daquele ofertante com menor preço. Por fim significa para a empresa e ofertantes tem a ausência de incerteza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (320.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com