TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de mercado

Seminário: Estrutura de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura de Mercado

Como é dito no livro “economia, administração contemporânea e engenharia de produção”, as firmas estão relacionadas a um macrossistema(meio político, social e jurídico) e a três subsistemas (fornecedores, firmas concorrentes, clientes), ao conjunto desses três dá-se o nome de mercado. As características decada mercado são as estruturas de mercado.

No caso da empresa The Coca-Cola Company, sua estrutura de mercado se se associa mais ao oligopólio, onde apesar de existir um grande número de vendedores, uma pequena parcela destes domina a maior parte do mercado. Só no Brasil o mercado de bebidas é representado por mais de 200 empresasem atividade, entretanto a The Coca-Cola Company detêm mais de 50% do mercado, já no âmbito mundial é detentora de quase 60% do mercado mundial de refrigerantes. Esse poderio das grandes firmas é um fator desestimulante a entrada de novas empresas no mercado. Outro fator ligado aos oligopólios é o preço, por serem poucas empresasdominantes, essas podem se unir para evitar concorrência entres elas e para impor um preço de mercado, por esse fato que os refrigerantes possuem das grandes marcas possuem preços parecidos e com pouca variações.

A The Coca-Cola Company oferece mais de 500 marcas de bebidas em mais de 200 países ou territórios, por isso seuoligopólio pode ser caracterizado como oligopólio diferenciado. Nesta categoria os produtos produzidos embora sejam substitutos entre si, não são homogêneos. Com isso disputa pelo mercado não se dá através da concorrência de preços, mas através de um alto gasto com Marketing, que já foi citado anteriormente como um dos principais fatorespara o sucesso da empresa em todo o mundo, e também com Pesquisa & Desenvolvimento, para a criação de novos produtos, modelos e desenhos que atendam as mais variadas faixas de consumidores.

The Coca-Cola Company e o Capitalismo

O desenvolvimento do capitalismo se deu numa série de estágios (ou fases) caracterizados [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com