TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Liberalismo: O Liberalismo

Por:   •  9/11/2018  •  Artigo  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo Liberalismo:

O Liberalismo acredita no individualismo e no laissez-faire, assim como na não intervenção do estado, a menos que favoreça o desenvolvimento capitalista, através de obras de infraestrutura por exemplo. Para o Liberalismo o Laissez-faire é o fator preponderante na aquisição do bem-estar. E não acredita que o Estado deva interferir com políticas intervencionistas. Cada um é responsável pelo seu próprio bem-estar a medida que seguem o princípio bíblico de que “cada um tem de acordo com o suor do seu rosto”. O correto é aceitar a realidade tal como ela é e apoiar-se no egoísmo e na ambição dos capitalistas como fator vital para o crescimento da economia. Para Smith e os Neo Liberais o mercado se regula sozinho através da mão invisível. O mercado se regula sozinho através da regulação de preços também, segundo um neo liberal. Toda oferta gera uma demanda, não importando o quanto os trabalhadores possuem, ou seja, não preocupando o salário ao qual são submetidos. Entregando o comércio a livre competição. A mão invisível é a responsável pela harmonização entre os interesses individuais e sociais. Um neo liberal acredita que o sistema de preços é suficiente por regularizar não apenas o mercado, mas como o fator social.

Os produtores produzem pelo desejo de ampliação de lucros; E os consumidores compram de acordo com a sua preferência;

“Ótimo Paretiano”- Ocorrerá quando uma situação A, ganhar em função da perda de B. Em última instância, mais vale um lucro ainda que uma população esteja a perder do que se não houvesse lucro algum. “ Um Ótimo de Pareto não tem um aspecto benéfico ou aceitável”.

Como se não fosse suficiente o egoísmo voraz e latente defendido pelos Neo Liberais que defendem seu direito a individualidade e ganância, para maximizarem lucros, ainda por cima demonstram que não estão interessados no âmbito social e aceitam como realidade as disparidades sociais e acreditam na princípio egoístico de Meritocracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com