TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido – exercícios propostos. Economia e Mercado

Ensaio: Estudo dirigido – exercícios propostos. Economia e Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Ensaio  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DIRIGIDO – EXERCÍCIOS PROPOSTOS

Economia e Mercado – ­­2º Módulo

Professor: Tânia Oliveira

Valor 50 pontos

Trabalho poderá ser realizado individualmente, dupla ou trio.

Turma _____

NOME DO ALUNO:­­­­­­­­­­­­­­­ ________________________________________________________________________________

NOME DO ALUNO: ________________________________________________________________________________

NOME DO ALUNO: ________________________________________________________________________________

1) Diferencie: Bens de consumo durável, não durável, bens de capital, bem intermediário e bens públicos. (4 pontos)

Bens de Consumo duráveis – Permitem uso prolongado.

Bens de Consumo não duráveis ou perecíveis – São os que consomem à medida que se usa. Ex Alimentos

Bens de Capital – Não satisfaz diretamente uma necessidade humana, porém, age como intermediário para a satisfação.

Bem Intermediários – São os podem ser transformados em algum outro bem (cimento, farinha de trigo), necessariamente existirá a necessidade de serem transformado em outro tipo de bem, será um bem de consumo ou bem de capital.

Bens Públicos ou Coletivos – São aqueles que o consumo é feito simultaneamente por diversos indivíduos, e seu uso é difundido com a coletividade, como por exemplo, o fornecimento de luz elétrica nos postes.  _

2) Quais são os fatores de produção? (4 pontos)

Trabalho (recursos humanos e capacidade empresarial). Capitale Terra (estes representam os recursos básicos para a produção de bens e serviços e serão cada um remunerado a sua maneira).

Trabalho – cuja remuneração é o trabalho.

Capital – cuja remuneração é o juro.

Terra – cuja remuneração é o aluguel.

3) Os preços são determinados pela oferta e demanda. Explique esta afirmativa: (4 pontos)

Oferta é a quantidade de bens e produtos disponíveis para compra. Quanto maior a oferta menor o preço.

Demanda é a quantidade de bens e produtos que os consumidores desejam comprar. Quanto maior a demanda maior o preço.

E o mercado tem que procurar o equilíbrio, ou seja, oferta e demanda tem que atender a este mercado consumidor. 

Equilíbrio:

• Quando a demanda é maior que a oferta – os preços tendem a subir.

• Quando a oferta é maior que a demanda 0 os preços caem, até que o mercado se estabilize,

Os mercados vão atuar conjuntamente sob as forças de oferta e demanda, que por sua vez determinarão os preços e não o contrário que tantas vezes pensamos que era o normal de ocorrer, ou seja, o preço nunca determinará a demanda ou a oferta, e isto explica, por exemplo, as questões de flutuações para baixo de preços nos períodos de safra e depois sua elevação nos períodoschamados entre safra, naturalmente isto se dará pelo aumento ou redução da oferta em determinado período, mantendo-se a demanda em um mesmo nível.

Para haver um equilíbrio, a demanda deve ser igual a oferta. Sendo assim, se ocorre um desequilíbrio no mercado e a demanda passa a ser maior que a oferta, os preços tendem a subir, pressionando para que o sistema busque novamente o equilíbrio, por outro lado, se ocorre oferta maior que a demanda, os preços tendem a cair, pois tem pouca procura para aquilo que se está ofertando, pressionando novamente para que o sistema volte ao equilíbrio. O preço é o resultado das forças da oferta e da demanda embora exista uma influencia dele sobre a oferta e a demanda.

4) Diferencie Concorrência Perfeita, Monopólio e Oligopólio (4 pontos)

Concorrência Perfeita – É aquele mercado em que várias empresas atuam no mesmo ramo (demandantes e ofertantes), com produtos substituíveis, com preço de mercado e com transparência. Nã existe barreiras de entrada neste mercado. 

Monopólio – É aquele mercado que apenas uma empresa dominará o mercado, influenciando os preços. não há concorrência.

Oligopólio – É aquele que tem um número limitado, poucos ou alguns ofertantes em determinado ramo de negócios. E um grupo limitado detém grande fatia do mercado. 

Concorrência perfeita: é aquele mercado em que a quantidade de firmas atuando conjuntamente e simultaneamente dentro dele é de tal ordem que uma empresa sozinha não será capaz de determinar grandes impactos dentro do setor. Também é uma característica forte deste mercado o pequeno número de barreiras a novas empresas que pretendam entrar neste mercado, não haverá resistência e será um sistema de livre iniciativa, enfim, o mercado é transparente, não existirá nenhuma empresa com o nível de informação capaz de comprometer nenhum de seus concorrentes, que terão as forças de oferta e demanda atuando de maneira decisiva e única na formação dos preços limites (máximo e mínimo)

Monopólio: onde há apenas uma empresa que domina o mercado, isto é, não há concorrência, existe uma grande empresa e seu produto será insubstituível e terá diversos mecanismos de barreiras a entradas de novas empresas, esta empresa também é detentora de todas as informações relevantes ao mercado e ela utilizará essas informações como maneira de controlar inclusive preços de seu produto, enfim, este tipo de mercado é vinculado ao poder, pois representa questões estratégicas para algum grupo econômico ou de soberania no país. 

Oligopólio: existe a forte característica deflexibilidade, a iniciar pela quantidade de concorrentes, não serão inúmeros, nem tampouco um único, mas sim uma quantidade de concorrentes significativa, não há um limite de empresas a ser estabelecido, identifica-se um grupo limitado de empresas que detém grande fatia do mercado consumidor, ‘os líderes de mercado’ não concorrentes entre si e há um forte movimento para dificultar a entrada de novos concorrentes, o controle dobre preços será grande nestas estruturas, visto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com