TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Economia

Artigo: Estudo Dirigido Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

Elasticidade é o tamanho do impacto que a alteração em uma variável (preço) exerce sobre outra variável (demanda). O conceito de elasticidade é usado para medir a reação das pessoas frente a mudanças em variáveis econômicas.

Para alguns bens os consumidores reagem bastante quando o preço sobe ou desce, dizendo que a demanda é elástica. Quanto mais substitutos são os bens, mais elástica é a demanda, pois, dado um aumento de preços, o consumidor tem mais opções para não consumir esse produto. Já para outros a demanda fica quase inalterada quando o preço sobe ou desce, tendo uma demanda inelástica. Quanto mais essencial o bem, mais inelástica sua procura, não trazendo muitas opções para o consumidor fugir do aumento de preços.

A elasticidade preço demanda mede o quanto a quantidade demandada reage a uma mudança de preço. E o quanto os consumidores estão dispostos a deixar de adquirir um bem à medida que o seu preço aumenta.

A demanda por um bem é elástica se a quantidade demandada responde substancialmente a mudanças de preço e, é inelástica se a quantidade demandada responde pouco a mudanças de preço.

A elasticidade preço da demanda é calculada como a variação percentual da quantidade demandada dividida pela variação percentual do preço. A demanda é considerada elástica quando a elasticidade é maior que 1 e, inelástica, quando a elasticidade e menor que 1. quando é igual a 1 possui elasticidade de unitária. Quando a elasticidade for zero a demanda é perfeitamente inelástica, uma demanda perfeitamente elástica é aquela que tende ao infinito.

Elasticidade preço cruzada mede o quanto a quantidade demandada de um bem responde as mudança do preço de outro bem. Para bens substitutos, a elasticidade preço cruzada é positiva e para complementares é negativa. A elasticidade preço da oferta mede o quanto à quantidade ofertada responde as mudanças no preço. A oferta é geralmente mais elástica em longo prazo que a curto, pois com se trata de empresas e produtos e necessário algum tempo para que as empresas se atualizem e ou ampliem para produzir mais gerando assim maior oferta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com