TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre a Valoração da Amazônia

Por:   •  13/9/2016  •  Monografia  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP/ CAMPUS DE ARARAQUARA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS

André Scarinci Baccan

Estudo sobre a Valoração da Amazônia

Araraquara

2015

André Scarinci Baccan

Estudo sobre a Valoração da Amazônia

[pic 1]

Araraquara

2015

Sumário

  1. Objetivo
  2. Justificativa
  3. Revisão Bibliográfica
  4. Metodologia
  5. Cronograma
  6. Referências Bibliográficas

Objetivo

        O projeto procura fazer um levantamento sobre a região da Amazônia, no qual será enfatizado o processo de valoração de seus recursos naturais.

Objetivo Geral

        O trabalho pretende demonstrar as diversas maneiras de valorações ambientais já realizadas na Amazônia Brasileira, avaliando, desse modo, os resultados obtidos.

Objetivo Específico

        O projeto procura conhecer os métodos de valoração aplicados na Amazônia, destacando assim as vantagens e benefícios que esse levantamento traz para a maior floresta tropical do planeta.

Justificativa

Esse trabalho procura descrever os diversos métodos de valoração já realizados na Amazônia, a qual é a maior floresta tropical do planeta cuja importância se expande por todo globo terrestre.

        Os levantamentos realizados mostrarão a importância da valoração da Amazônia, visto que, a partir dela, se é possível ter uma maior estimativa sobre seu real valor, o que se refletirá em novas possibilidades de elaboração de políticas publicas que sejam mais eficientes na região.  

Revisão Bibliográfica

Valoração da Amazônia

O desmatamento da Floresta Amazônica é um dos principais problemas ambientais do mundo atual, em função de sua grande importância para o meio ambiente. Este desmatamento causa extinção de espécies vegetais e animais, trazendo danos irreparáveis para o ecossistema amazônico. A degradação provocada pelo corte ilegal de árvores, as queimadas ilegais para abertura de pastagens para o gado, o maior número de assentamentos humanos em função do crescimento populacional na região são todos fatores que contribuem para esse desmatamento. Como conseqüência lógica dessas degradações, temos: a extinção de espécies vegetais e animais, o desequilíbrio no ecossistema da região, aumento da poluição do ar nos casos de queimadas, aumento de casos de erosão do solo. Somado a todos esses problemas ecológicos, o desmatamento amazônico também é responsável por altos gastos aos cofres públicos, valores os quais poderiam ser destinados a outros fins produtivos.

Para uma maior compreensão desse dano causado à Amazônia, primeiramente precisamos valorizar os recursos ambientais, ou seja, precisamos usar o conceito de valoração ambiental. No mercado, o valor econômico dos recursos ambientais geralmente não é observável através de preços que reflitam seu custo oportunidade. Porém, eles têm atributos de consumo associados ao seu uso e à sua existência que afetam tanto a produção de bens e serviços privados como diretamente o consumo dos indivíduos. Para isso, é muito comum desagregar o valor econômico total do recurso ambiental (VET) em valor de uso (VU) e de não-uso (VNU). Por sua vez, o valor de uso pode ser desagregado em: valor de uso direto (VUD), valor de uso indireto (VUI) e valor de opção (VO); o valor de não-uso representa o valor de existência (VE), que está dissociado do uso. Assim, para calcularmos o valor econômico total dos recursos ambientais usamos a expressão: VET = (VUD + VUI + VO) + VE.

        Métodos de valoração econômica do meio ambiente são úteis para análises de custo-benefício para decisões que afetam o bem estar da população, dentre essas podemos citar vantagens como: uma maior referência para a tomada de decisões de política ambiental; para se identificar questões ecológicas, econômicas e sociais; melhorias na distribuição dos custos e benefícios; acesso a melhorias de consenso; melhores atuações nas questões de equidade.

‘‘... a Amazônia tem valor, mas não tem preço.’’

Samuel Benchimol

Essa valoração dos recursos ambientais, especificamente na Amazônia, pode ser realizada de através de diversos métodos, dentre os quais serão destacados:

Método de Custo de Viagem:

Método que, a partir do uso de questionários aplicados a uma amostra de visitantes, estima o valor de uso recreativo através dos gastos incorridos por eles num lugar. O uso recreativo de um recurso ambiental gera fluxos de serviços que podem ser mensuráveis monetariamente.

Método de Preços Hedônicos:

Pretende estimar um preço implícito por atributos ambientais caracterizados em mercado, através da observação desses mercados reais nos quais os bens são efetivamente comercializados.

Método de Custo de Reposição:

Esse método estima o custo de repor ou restaurar o recurso ambiental danificado. Uma vantagem é a de fácil aplicação, dado que não depende de trabalho de campo vasto.

Método de Gastos Defensivos:

Estima o valor de um bem através dos gastos com bens substitutivos escolhidos para evitar a exaustão do primeiro. Como problema desse método é que os bens devem ser substitutos perfeitos.

Método da Produtividade Marginal:

Utilizado quando o recurso ambiental é usado como insumo na produção. Procura uma mudança decorrente da mudança na qualidade do insumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com