TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica aplicada a economia

Por:   •  17/5/2016  •  Resenha  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

1ª) Analise criticamente o segundo capítulo de A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo no que concerne a formação do espírito do capitalismo. Identifique os principais argumentos e analise-os.

Weber explica o capitalismo moderno como uma produção religiosa, desta forma, a economia correlacionar-se-á diretamente com os preceitos e dogmas religiosos da sociedade que a comporta. Na introdução e contextualização de seu Espírito do capitalismo, Weber analisa a civilização ocidental como produtora de fenômenos culturais universalizados, como as artes, arquitetura, ciência etc, não invalidando as produções das culturas orientais, mas convalidando a cultura ocidental pela sua racionalidade universal.

O espírito capitalista pode ser entendido como um processo civilizatório, existente antes mesmo do capitalismo ocidental moderno, no entanto somente com o advento deste, percebe-se a existência de uma lógica racional, que confere ao capitalismo um caráter universal.

O pensamento weberiano atribui ao protestantismo, mais especificamente ao Calvinismo o desenvolvimento desse mecanismo moderno, que rompe com a recusa aos prazeres materiais do catolicismo, de modo que a atraente ideia de ganho de dinheiro na moderna ordem econômica como resultado e expressão da virtude e da eficiência, mostrou-se eficaz, pois se via protegida pela religião a possibilidade de lucro e acumulo de capitais, enquanto o catolicismo se manteve afastado das secularidades, onde seus mais altos ideais os levavam a uma concepção indiferente quanto ao ethos protestante.

Importante verificar na construção do pensamento weberiano acerca do espírito capitalista, uma tímida, porém inata concepção de ação social, onde o modelo em construção do capitalismo moderno, advindo do protestantismo, é justificado e racionalizado como nexo de causalidade entre reestruturação de um cristianismo fundamentado no trabalho árduo, na geração de dinheiro e o abandono da abnegação aos prazeres mundanos.

Em concordância ao exposto por Weber, é constante e de fácil verificação o desenvolvimento econômico e o acumulo de capitais provenientes de países protestantes, percebendo-se assim algo de coerente entre as considerações acerca da correlação entre o protestantismo e capitalismo e o atual estado da economia mundial.

2ª) Analise criticamente os principais argumentos de Amartya Sen, considerando o pensamento de Adam Smith. 

Amartya Sen discorre sobre o pensamento geral a respeito das postulações e afirmações de Adam Smith.

Sen acredita que os admiradores de Smith o tornaram um defensor do auto-interesse, opondo-se a este raciocínio ele afirma que Smith jamais discriminaria o auto-interesse como motivação única para as realizações humanas.

Em contrapartida ao pensamento de Amartya Sen, é explícita a posição de Smith com relação ao auto-interesse, em uma de suas citações mais conhecidas: “Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos obter nosso jantar, e sim da atenção que cada qual dá ao próprio interesse. Apelamos não à sua humanidade, mas ao seu amor próprio, e nunca lhes falamos das nossas necessidades, e sim de seus interesses”. Sen declara que a pretensão de Smith não era indicar o auto-interesse como única motivação humana, já que estas são mais complexas, no entanto é de fácil percepção a colocação de Smith e seu posicionamento com relação ao interesse individual ou mesmo mútuo, o amor próprio do indivíduo subsistirá mesmo em relações de conveniência mútua, onde todos os indivíduos têm atendidos seus interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com