TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução histórica do trabalho; Ergonomia e Antropometria

Seminário: Evolução histórica do trabalho; Ergonomia e Antropometria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Seminário  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1 (tempo para realização: 2 horas).

 Aula-tema: Evolução histórica do trabalho; Ergonomia e Antropometria.

Esta atividade é importante para que você conheça os acontecimentos históricos que deram origem aos estudos da ergonomia e Antropometria.

Para realizá-la,devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Ler atentamente sobre a evolução histórica do trabalho.

Passo 2 (Equipe)

1 Quais são os principais objetivos da ergonomia?

R: O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.

2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

R: Até a época da segunda Guerra Mundial, a ergonomia era entendida como uma ciência que tratava de se utilizar das forças e das capacidades das pessoas.Mas quando a segunda Guerra Mundial acabou, foi que surgiu a ergonomia como uma disciplina.

3 Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

R: O enfoque ergonômico evoluiu depois que foram feitos estudos sobre o homem, praticando atividades profissionais.Esses estudos foram feitos por médicos do trabalho, engenheiros e pesquisadores.Os estudos visavam compreender as atividades do homem no seu trabalho, sendo Lavoisier, da Vinci, Coulomb, Chauveau, os pioneiros desses estudos. Os engenheiros por sua vez procuravam melhorar o desempenho do homem no seu âmbito profissional, melhorando as condições no seu trabalho. Os médicos do trabalho protegiam a saúde dos trabalhadores, estudando o nexo-causar entre as doenças e as atividades feitas pelos trabalhadores. A também outros pioneiros nos estudos que deram origem a ergonomia como por exemplo: Ramazzini e Paracelse, mas em 1857 o termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez por W.Jastrzebowski quando publicou um “ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseadas nas leis objetivas da ciência da natureza”. A ergonomia veio a se desenvolver como área de conhecimento humano durante a segunda Guerra Mundial, através da conjugação entre tecnologia e a ciência humana e biológica, visando solucionar problemas causados por equipamentos complexos. A primeira sociedade da ergonomia a Ergonomics Research Society, foi criada por um engenheiro inglês chamado Murrel, na Inglaterra em 1949, foi criada também a Associação Internacional de Ergonomia em 1959 em Estocolmo. A Organização Internacional do Trabalho a OIT, por meio da recomendação n 112, incluiu o conceito de ergonomia: adaptação do trabalho ao ser humano, quando conceituava os serviços médicos instalados em um local de trabalho ou em suas proximidades.

4 No que consiste a abordagem macroergonômica?

R: A abordagem macroergonômica consiste na “analise das interfaces tecnologia-organização-ser humano e das interações cultura-gerenciamento-tecnologia”ou “o estudo dos fatores humanos num nível macro ou num sistema pessoas-tecnologia mais abrangente, que esta relacionado com as interações entre (sub-) sistemas tecnológicos e (sub-) sistemas organizacionais,gerenciais,pessoais e culturais”.

5 Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.

R: maximizar o conforto e o bem estar, garantir a segurança, minimizar custos humanos e otimizar os rendimentos do trabalho.

Passo 3 (Equipe)

Escolher cinco pessoas, dentre familiares, amigos, colegas de trabalho ou alunos de outros cursos, e relatar o grau de conhecimento deles sobre ergonomia.Analisar, com base nas respostas das questões do Passo 2 desta etapa, se os conhecimentos apresentados são coerentes com os reais conceitos de Ergonomia.

Passo 4 (Equipe)

Entregar ao professor da disciplina um relatório intitulado: RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO Á ERGONOMIA, contendo as respostas das questões do Passo 2 desta etapa e a analise realizada no passo 3 desta etapa.

ETAPA 2 (tempo para realização: 4 horas)

 Aula-tema:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com