TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ergonomia E Segurança Do Trabalho

Exames: Trabalho Ergonomia E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação do risco ergonômico do trabalhador durante as tarefas em seu ambiente de trabalho.

Resumo:

Este estudo apresenta a avaliação do risco ergonômico durante a tarefa de um trabalhador em uma empresa. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa, observação de vídeo e fotos para a caracterização do risco postural durante a realização das atividades.

Concluiu-se que o trabalhador e os demais colaboradores que atuam no ambiente de trabalho citado, estão expostos a acentuados riscos posturais.

Segue o material de Avaliação:

Imagem 01:

Com a moderna tecnologia ergonômica, o posto de trabalho não envolve mais apenas o homem e seu local de trabalho, mas inclui tudo aquilo que o trabalhador necessita para realizar suas tarefas: máquinas, ferramentas, equipamentos, mobiliário, software, sistemas de proteção de segurança, EPIS e o próprio sistema de produção.

Neste caso, podemos observar diversas não conformidades, o operário não utiliza nenhum tipo de Equipamento de Proteção Individual, como é exigida na NR6.

EXIGÊNCIAS DA NR-6 (EPI)6.3. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,

c) para atender a situações de emergência.

Outra observação seria a obediência da norma NR 17.3.5 que exige:

“Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas”

Imagem 02:

Neste segundo item, podemos observar a o não atendimento da norma NR 17.6, onde a organização e a tensão sobre o trabalhador sobrecarregam-no de modo a não estar de acordo com as seguintes exigências:

NR 17.6.1., que diz: A organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.

17.6.2. A organização do trabalho, para efeito desta NR, deve levar em consideração, no mínimo:

a) as normas de produção;

b) o modo operatório;

c) a exigência de tempo;

d) a determinação do conteúdo de tempo;

e) o ritmo de trabalho;

f) o conteúdo das tarefas.

17.6.3. Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, deve ser observado o seguinte:

a) todo e qualquer sistema de avaliação de desempenho para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie deve levar em consideração as repercussões sobre a saúde dos trabalhadores;

b) devem ser incluídas pausas para descanso;

c) quando do retorno do trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 (quinze) dias, a exigência de produção deverá permitir um retorno gradativo aos níveis de produção vigentes na época anterior ao afastamento.

OBS: Os itens A e B destacados na norma NR 17.6.3 descrita acima estão sendo violados na situação da imagem 02 acima onde o trabalhador é avaliado por seu superior, e também observamos em vídeo que apesar da empresa atender a exigência da NR 17.3.5, não eram lhe permitido pausas para descanso.

Outra observação foi a de seu superior estar a observar e consequentemente avaliando o desemprenho do trabalhador, (onde neste caso não se trata de processamento eletrônico e dados, mas podemos aplicar as exigências da norma no caso do trabalhador citado em nosso laudo), que contraria o item A da NR 17.6.4. que diz:

O empregador não deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com