TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Histórica Do Trabalho; Ergonomia E Antropometria

Exames: Evolução Histórica Do Trabalho; Ergonomia E Antropometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  1.550 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório 1: Introdução à Ergonomia

Até o inicio da II Guerra Mundial, predominava nas empresas o trabalho escravo e manual. Com o advento da máquina a vapor, a produtividade aumentou e o trabalhador passou a viver em um ambiente de trabalho agressivo. Devido a essa revolução, os riscos de acidentes e doenças originadas do trabalho começaram a surgir com rapidez.

A guerra solicitou e produziram máquinas novas e complexas, inovações essas, que não corresponderam ao que delas se desejava porque, na sua concepção, não foram tomadas em consideração, as características e as capacidades humanas. As condições de trabalho precárias somadas a jornada excessivas provocaram reações por parte do proletariado, desencadeando vários movimentos sociais que influenciaram os políticos a introduzir medidas legais. Surgiu então, a necessidade do aparecimento de uma nova ciência, a Ergonomia.

A Ergonomia cuida da adaptação das condições de trabalhão às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo conforto, segurança e eficiência no desempenho. Sob o ponto de vista legal, fala-se sobre Segurança do Trabalho, onde diz que: “Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.” (art. 19 da Lei n. 8.213/91).

Do ponto de vista prevencionista, o acidente do trabalho é o mais abrangente. Entre esses fatores de risco que provocam acidentes de trabalho, destacam-se a eletricidade, incêndios, manuseio de produtos perigos, etc.

Numa perspectiva de dimensão da intervenção, podemos classificar a Ergonomia em Macro, Meso e Micro. Nesse contexto, será abordada a Macro-Ergonomia, que considera o sistema integral Homem-Máquina, ou seja, uma organização cujas componentes são os homens e as máquinas, trabalhando em conjunto para alcançar um fim comum, estando ligadas por uma rede de comunicações.

ETAPA 3: Atropometria Estática. Antropometria Dinâmica. O posto de Trabalho. Análise do ambiente – conforto térmico, acústico e visual.

Relatório 3: Diagnóstico do trabalho de campo

Antropometria é a ciência da qual faz uso a Ergonomia, relacionada às dimensões do corpo humano e a relação que existe entre os diversos segmentos corporais. As dimensões antropométricas estão diretamente envolvidas aos alcances motores de um indivíduo e às posturas pelo mesmo adotadas. Quando se menciona que a antropometria estuda as dimensões do corpo humano, é preciso considerar que tais dimensões são obtidas em duas situações bastante distintas: Dimensões Estáticas e Dimensões Dinâmicas.

Na Antropometria Estática, são consideradas as dimensões do corpo quando o mesmo encontra-se em uma postura considerada neutra, sem que uma atividade motora esteja sendo desenvolvida. Seria uma obtenção de dados básicos em relação às nossas dimensões, sem grande profundidade.

Já na Antropometria Dinâmica são consideradas as dimensões dos diversos segmentos corporais quando se encontram em movimento, ou seja, são obtidas importantes informações relacionadas aos ângulos utilizados pelas articulações, os alcances dos segmentos corporais e, o principal, quais as posturas naturais e confortáveis adotadas.

“A presença de fontes de tensão no posto de trabalho, como excesso de temperatura, ruído e vibração representa condição desfavorável de trabalho. Estes fatores causam desconforto, aumentam o risco de acidentes e podem provocar danos consideráveis ã saúde.” (IIDA, 1990)

De acordo com pesquisas feitas sobre os postos de trabalho, estudou-se o Controle de Transporte Coletivo, onde é comprovado que as grandes cidades sofrem cada vez mais com os congestionamentos que ultrapassam o horário de rush. O problema é antigo e cada vez está em piores condições, gerando grande stress na população. O sistema de transporte público visa atender toda a população no translado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com