TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de economia Prof Volney

Ensaio: Exercícios de economia Prof Volney. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Ensaio  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

Exercícios de economia Prof Volney

16. Explique como os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção

Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).

17. O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação.

Pode ocorrer fundamentalmente tanto em função do aumento da quantidade física de fatores de produção quanto em função de melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o que pode ocorrer com o progresso tecnológico, maior eficiência produtiva e organizacional das empresas e melhoria no grau de qualificação da mão-de-obra.

18. Conceitue bens de capital, consumo, intermediários e fatores de produção.

Bens de Capital: são aqueles utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. Exemplo: Máquinas, Equipamentos e Instalações.

Bens de Consumo: destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis. (geladeiras, fogões, automóveis) ou como não – duráveis (alimentos, produtos de limpeza).

Bens Intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo de produtivo (insumos, matérias-primas e componentes).

Fatores de Produção: São constituídas pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

19. Analisando a economia de mercado observa-se os fluxos real e monetário. Explique como esse sistema funciona conjuntamente com a renda.

Para entender o funcionamento do sistema econômico, vamos supor uma economia de mercado que não tenha interferência do governo e não tenha transações com exterior ( economia fechada ). Os agentes econômicos são as famílias e as empresas. As famílias são proprietárias de fatores de produção e os fornecem às empresas, através do mercado dos fatores de produção. As empresas, através da combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias por meio do mercado de bens e serviços.No entanto, o fluxo real da economia só se torna possível com a presença da moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços.Desse modo, paralelamente ao fluxo real temos um fluxo monetário da economia.

20. Quais os elementos de uma economia capitalista e socialista? Resuma cada um deles

Os elementos que caracterizam o capitalismo são a acumulação permanente de capital; a geração de riquezas; o papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros; a concorrência, a inovação tecnológica ininterrupta e, nas fases mais avançadas de evolução do sistema, o surgimento e expansão das grandes empresas multinacionais. A divisão técnica do trabalho, ou seja, a especialização do trabalhador em tarefas cada vez mais segmentadas no processo produtivo, é também uma característica importante do modo capitalista de produção, uma vez que proporciona aumento de produtividade. O modelo capitalista também é chamado de economia de mercado ou de livre empresa.

A economia socialista de mercado é consequência não apenas de uma função reguladora do Governo, mas do domínio absoluto pelo Estado, de todos os bens produtivos, ou seja, pela prática da colectivização de todos os meios e bens de produção.

Assim, caracteriza-se pela assunção por parte do Governo de toda a responsabilidade pela economia, por intermédio de um amplo sistema de planejamento e verificação. O Estado para além de todos os sectores produtivos, possui ainda toda a terra, o gado e o equipamento agrícola, constituindo os camponeses que trabalham a terra, à semelhança dos outros trabalhadores, um proletariado agrícola.

21. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?

Função demanda relaciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com