TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exércicio econometria

Por:   •  14/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

2 a) falso. Var (Ui/ x1i, x2i,..., xkil) = o², i=1,...;n, corresponde a hipótese de homocedasticidade que não altera a consistência dos estimadores de MQO, já que tal consistência é consequência da Lei dos Grandes Números, ligado ao fato da variância dos estimadores de MQO ser inversamente proporcional ao tamanho da amostra (n)

b) verdadeiro. Apesar de ineficientes, os estimadores conservam as características de ser lineares e não tendenciosos

c) falso. Deve-se desconfiar da presença de multicolinearidade quando os coeficientes B’s estimados forem não significativos individualmente (estatística t não significativa), apesar das estatísticas F e R² indicarem que o modelo como um todo tem um alto poder explicativo.

d) falso. Se houver pouca variabilidade nos valores de x3, a variância de beta 3 estimado tende a diminuir e não o contrário.

e) verdadeiro. Como os x’s não são correlacionados com u e também não há uma relação linear exata entre os x’s, os estimadores são não viesados.

3- a) falso. Como há dependência entre as variáveis explicativas e o termo de erro aleatório, os métodos de mínimo de quadrados geram estimadores viesados e não consistentes.

b) falso. As duas equações são indefinidas, pois como é possível observar, os coeficientes na forma reduzida contém todo os quatro parâmetros estruturais, porém não há um meio que permita estimar as quatro incógnitas estruturais a partir de apenas dois coeficientes na forma reduzida.

c) verdadeiro. Como há uma variável adicional na função de demanda, podemos observar que o modelo de demanda e oferta conta com cinco coeficientes estruturais e quatro coeficientes na forma reduzida, apesar de não existir uma única solução para todos os coeficientes estruturais, os parâmetros da função de oferta podem ser identificados.

d) falso. Apesar de ser possível diferenciar a função de oferta da função de demanda, que contém a variável Yi como variável explicativa, a função de demanda continua sem estar identificada, mostrando assim que a presença da variável adicional na função de demanda na verdade permitirá identificar a função de oferta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com