TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FEIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELÉTRICA

Por:   •  29/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1] 

 

 

 

FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA – FEIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELÉTRICA – 906 – ST2 – E

 

 

 

 

PROF. ANNA DIVA PLASENCIA LOTUFO  

 

 

 

A HISTÓRIA DA ENGENHARIA 

 

 

 

 

 

         Discentes:

Gabriel Sperandio RA: 211050369

João Pedro da Silva Niza RA: 211052191 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ilha Solteira

2021

 

 

Sumário

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................3
  2. ENGENHARIA NA PRÉ HISTÓRIA................................................................3
  3. IDADE ANTIGA...............................................................................................5
  4. HISTÓRIA DA ENGENHARIA ELÉTRICA.....................................................7
  5. ENGENHARIA NO BRASIL............................................................................7
  6. CONCLUSÃO..................................................................................................7
  7. BIBLIOGRAFIA...............................................................................................8

1 Introdução

 

O conceito de engenharia existe desde os tempos pré-históricos e ganhou mais compreensão ao longo dos anos. Seu princípio é sempre facilitar a vida, desenvolver ferramentas e objetos, explorar maquinários como rodas, alavancas, roldanas e as coisas mais "inteligentes" conhecidas na época, catapultas ou torres de assalto. Desde o início, as pessoas viram a conexão entre engenharia e criatividade, tecnologia e produtos. Por isso, vem se aprimorando até hoje, sempre em contínua evolução.

2 Engenharia na pré-história  

2.1 Período Paleolítico 

 

No Paleolítico, as cavernas serviam como uma espécie de abrigo, o que é uma importante etapa da continuidade humana, superando os diferentes climas naturais. Naquela época, a fim de encontrar soluções mais práticas para facilitar a vida, começaram a surgir as primeiras manifestações engenhosas da humanidade, as primeiras ferramentas e a grande descoberta do fogo.

 

[pic 2]

 

2.2 Período Neolítico

 

O ser humano que buscava a sobrevivência no Neolítico fez sua primeira invenção de acordo com suas próprias necessidades, em busca de soluções mais práticas para facilitar a vida naquela época, eles começaram a desenvolver a tecnologia agrícola e os chips de cerâmica para armazenamento de água e alimentos. polir as pedras para facilitar o seu trabalho diário. A história da engenharia passou a ter muito conhecimento neste período, pois com a criação de diversos objetos e ferramentas, como machados, lanças etc. Trouxe melhorias na caça, tornando-se mais rápida e com mais qualidade. Todos esses eventos geraram um fator importante na época, que é a separação do trabalho na comunidade.  

2.3 Idade do cobre

Também conhecida como Idade dos metais, durante este período, o estanho e outros metais eram usados para fazer o bronze e, posteriormente, para fazer vários utensílios. Naquela época, novas inovações começaram a aparecer, o que sem dúvida tornava o trabalho muito mais fácil. Algumas criações são arados usados para usar cavalos e bois. A metalurgia não é apenas de grande importância para a humanidade, mas também promoveu o surgimento da engenharia e maquinários modernos, e mudou completamente a forma de comunicação e transporte.

        Figura 2: Roda 

 [pic 3]

      [pic 4]

 

3 Idade Antiga

3.1 Mesopotâmia           

 

O povo da Mesopotâmia é conhecido por muitas invenções tecnológicas, mas como a terra era muito seca, eles construíram um sistema para guiar o rio para irrigar as plantações da região, para uma melhor produção. Este sistema ainda está em uso hoje. Com o avanço da tecnologia, teve início o primeiro centro urbano.

                          [pic 5]

3.2 Egito Antigo

 

Época de muita criação, mas a construção das pirâmides é uma das grandes curiosidades da engenharia pois segundo a história os povos egípcios faziam cálculos baseados em crenças religiosas, cálculo esses que era determinantes para a construção dessas edificações. Portanto até os dias de hoje não se tem certeza absoluta de como carregaram as pedras calcarias que formam as pirâmides, do mais acredita-se que foram utilizados trenós de madeira.  

           

3.3 Roma Antiga 

 

Os romanos ficaram conhecidos por suas grandes conquistas na engenharia, algumas delas chegaram serem melhorias de criações antigas. A tecnologia desenvolvida foi de extrema qualidade, projetadas para resistir a enchentes e entre outras ameaças ambientais, algumas estradas revitalizadas na época estão em uso até os dias de hoje. Foram criados 14 aquedutos que traziam 10 mil metros cúbicos de água ao dia, pontes, como a ponte romana mais antiga de pedra em Roma, Itália que levava o nome de Ponte Emília, mas hoje é chamada de Ponte Rotto (Ponte Quebrada), represas, edifícios como o Panteão e o Coliseu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (799.5 Kb)   docx (754.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com