TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.367 Palavras (14 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS[pic 2]

CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA

                                         

                                       CAIO RAMALHO E VIVIAN ALVES

CINÉTICA QUÍMICA

Relatório solicitado pelo professor Márcio Bonfim como cumprimento das atividades da disciplina: Físico-química II.

                                               Salvador

                                                     Novembro-2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        03

FUNDAMENTOS TEÓRICOS        03

OBJETIVOS        05

METODOLOGIA        05

VIDRARIAS E ACESSÓRIOS…        05

REAGENTES…        06

TOXICOLOGIA…        06

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL EM FLUXOGRAMA        07

Procedimento 1 - Influência da temperatura na velocidade da reação química…        07

Procedimento 2 - Influência da concentração dos reagentes na velocidade de uma reação química…        07

Procedimento 3 - Influência da luz na velocidade de uma reação química…        07

Procedimento 4 - Influência da superfície de contato dos reagentes na velocidade de uma reação química…        08

Procedimento 5 - Verificação de que a velocidade pode ser alterada em função de substâncias diferentes dos reagentes…        08

RESULTADOS E DISCUSSÕES        09

PROCEDIMENTO 1…        10

PROCEDIMENTO 2…        10

PROCEDIMENTO 3…        11

PROCEDIMENTO 4…        12

PROCEDIMENTO 5…        13

CONCLUSÃO        14

BIBLIOGRAFIA        15


  1. INTRODUÇÃO

A cinética química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. O conhecimento e o estudo da velocidade das reações são muito importantes em termos industriais, e também estão relacionados ao cotidiano.

Praticamente toda população utiliza princípios de cinética química em seu dia a dia para se beneficiar de alguma forma. Quando se utiliza a geladeira ou freezer para conservar os alimentos por mais tempo, na verdade o que está ocorrendo é uma diminuição da temperatura na qual os alimentos estão expostos, prejudicando assim as reações de decomposição destes alimentos. A variação de temperatura é um dos fatores que podem influenciar na velocidade de uma reação química, porém, não é o único.

Tratando-se da indústria, a cinética química é fundamental para processos e atividades industriais, pois, é interesse das empresas obterem grande quantidade de produtos com grande rendimento. Então a partir desse quesito é possível, deslocando o equilíbrio de uma reação química ou adicionando catalisadores, por exemplo, chegar ao objetivo desejado.

  1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS

É notório que algumas reações químicas acontecem com mais rapidez e outras mais lentamente. Nem toda reação química acontece no mesmo período de tempo. Enquanto umas podem levar horas, dias, anos. Outras levam uma fração de segundo para ocorrer. As reações químicas ocorrem em velocidades diferentes. Às vezes é importante controlar essas reações, tornando-as mais rápidas ou mais lentas com uso de catalisadores. [8] (Brown; 2005).

Átomos de moléculas de reagentes estão sempre em movimento gerando inúmeras colisões. Quanto mais colisões com energia e geometria adequada houver, maior a velocidade da reação. Partes destas colisões levam ao aumento da velocidade da reação química. Existem dois tipos de colisões, a horizontal que é uma colisão mais lenta e a vertical que é uma colisão mais rápida, efetiva. [7] (Chang; 2000).


Diversos fatores podem aumentar ou diminuir a velocidade de uma reação química: temperatura, superfície de contato, pressão, concentração, presença de luz, catalisador, inibidores. A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas. Com o aumento da temperatura, a energia cinética das moléculas também é aumentada. Ocorre-se maior movimento das moléculas, elas se chocam com maior freqüência e energia, diminuindo assim, a energia de ativação e em conseqüência, aumenta o número de colisões efetivas e, portanto a velocidade da reação também é aumentada. [8] (Brown; 2005).

A superfície de contato dos reagentes também interfere na velocidade das reações. Se a área é maior, maior também será o número de moléculas reagindo, e maior o número de colisões eficazes, todavia será aumentada a cinética da reação. Superfícies em pó reagem mais rapidamente, do que superfícies mais densas porque possuem superfície de contato maior. [7] (Chang; 2000).

O aumento da pressão em um sistema diminui o volume e desta forma aumenta a concentração dos reagentes. Ocorre maior choque entre moléculas aumentando o número de colisões e, portanto, temos o aumento da velocidade da reação. Se aumentada a concentração de reagentes, aumentado também será o número de moléculas dos reagentes, aumentando assim, o número de colisões e a velocidade da reação. [8] (Brown; 2005)

Certas reações químicas ocorrem com maior velocidade quando estão na presença de luz. A luz influencia na velocidade das reações porque é uma energia em forma de onda eletromagnética que ajuda a quebrar a barreira da energia de ativação. A água oxigenada, por exemplo, se decompõe mais facilmente quando está exposta à luz, por isso devemos deixá-la guardada em local escuro.

Catalisadores são substâncias químicas que não participam da reação. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação. A quantidade de substância produzida na reação não se altera com o uso de catalisadores. Se a reação for reversível, a reação inversa também será acelerada, pois sua energia de ativação também terá um valor menor. O catalisador não altera a variação de entalpia. [7] (Chang; 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (387.7 Kb)   docx (189 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com