TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Econômica - Curso De Engenharia De Produção

Dissertações: Engenharia Econômica - Curso De Engenharia De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 8

Engenharia Econômica – Curso de Engenharia de Produção – Prof. Eduardo Rodella

1

ANÁLISE DO PONTO DE EQUILIBRIO E ALAVANCAGEM

OPERACIONAL COMO FATORES DE TOMADA DE DECISÃO.

A importância do ponto de equilíbrio e alavancagem operacional como ferramenta de gestão financeira e tomada de decisão. Na atualidade a concorrência e as leis de mercado vêm dando novos paradigmas aos preços praticados pelas empresas, tendo como consequência a achatamento das margens e para fazer frente a essa tendência os empresários precisam cada vez mais ter uma gestão financeira profissional, principalmente no que diz respeito aos custos. O conhecimento dos custos e despesas totais bem como suas classificações é um fator decisivo para a sobrevivência da empresa no cenário competitivo e a partir desse conhecimento traçar metas vendas e faturamento que cubram esses gastos e propiciem o lucro liquido, e é ai que entra a conceito do ponto de equilíbrio como fator decisivo para a tomada de decisão quanto quais metas serão traçadas, além de dar subsídios para a analise da continuidade ou descontinuidade de produtos assim como verificar o impacto no resulta do mediante a volatilidade do mercado no que tange a aumento de custos e preços, podendo assim se posicionar melhor frente aos concorrentes.

Um dos princípios da ciência econômica é que os recursos são escassos, e um dos recursos escassos é o capital cuja remuneração é o lucro ou o juro, diante desse contexto o capital deve ser empregado em alternativas que propiciem a melhor remuneração possível, e por conta disso faz-se necessário ferramentas que propiciem ao empresário a visualização da rentabilidade do capital investido na empresa e a analise do seu desempenho diante das oscilações do mercado.

Diante do exposto, observamos dois tipos de análise que se relacionam entre si. A primeira delas é a análise do Ponto de Equilíbrio (Custo volume Lucro “CVL”), a Segunda é a alavancagem operacional.

O objetivo é exemplificar e esclarecer a importância destas analise dentro de uma empresa industrial de pequeno porte, sendo delimitado e selecionado 1(um) produto de giro representativo para evidenciar a aplicação pratica da teoria apresentada.

Antes de apresentar a analise do ponto de equilíbrio, é necessário abordar o conceito e a classificação de Custos e despesas e as sua relações com o Volume e o Lucro para melhor entender as analises que serão apresentadas.

Engenharia Econômica – Curso de Engenharia de Produção – Prof. Eduardo Rodella

2

CONCEITO DE CUSTOS, DESPESAS VOLUME LUCRO E ANALISE PARA DECISÃO.

A terminologia dos termos gastos, custos e despesas, por vezes são usados indistintamente. Vejamos os conceitos adotados por Eliseu Martins (1998) para esses termos:

• Gastos: sacrifício financeiro com o qual a entidade arca para obter um produto ou um serviço qualquer. Por exemplo, gastos com mão de obra e com honorários, gastos na compra de um imobilizado etc.;

• Custo gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços. A matéria prima e um gasto em sua aquisição e passa a ser um custo em sua utilização para fabricação de um bem;

• Despesa: bens ou serviços consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas. Todos os custos que são ou foram gastos se transformam em despesas quando da entrega dos bens ou serviços que se referem.

Conceituam custo e despesa como se segue:

• Custo: é o valor monetário dos bens e serviços despendidos para obter benefícios correntes ou futuros;

• Despesa: é relatado no demonstrativo de resultados e pode representar custos cujos benefícios já foram recebidos no período fiscal corrente, como custos do produtos vendidos.

Quanto à relação das variáveis custos e despesas com o volume e o resultado, podemos dizer que a analise de custo volume lucro, é qualquer análise que explore as relações entre custos, volumes ou níveis de atividades e lucro.

Pode-se definir custo volume lucro como a forma com que os lucros e custos aumentam ou diminuem com a mudança do volume. O impacto no lucro e alterações nos custos variáveis, assim como nos gastos fixos e no preço de venda precisa ser analisado para que o gestor possa ter maior segurança no processo de planejamento, ou seja, a tomada de decisões. Saber como os custos se comportam também é imprescindível neste processo, segundo Hong Yuh (2003), o comportamento dos custos nada mais é do à maneira como eles se comportam com relação ás mudanças no volume de produção ou no direcionador de custo da atividade. Ainda segundo Hong Yuh (2003) Entender o comportamento dos custos não é tarefa fácil, já que ele varia em função o tempo, dos níveis de atividade e de vários outros fatores. Dessa forma os custos podem fixos ou variáveis, diretos ou indiretos.

Engenharia Econômica – Curso de Engenharia de Produção – Prof. Eduardo Rodella

3

Jiambalvo (2002), afirma que Estimados os custos fixos e variáveis, a analise de custo volume lucro (CVL) pode ser realizada.

Diante do exposto, a analise da relação entre custo volume lucro será uma variável imprescindível para a tomada de decisões, sendo que nesse sentido a identificação dos gastos conforme sua variabilidade em variáveis e fixas e sua apropriação em diretos e indiretos torna-se muito mais importante do que simplesmente classificar os gastos entre custos e despesas.

O conhecimento pleno dos custos, despesas e comportamento quanto ao volumes e apropriação são também indispensáveis para o cálculo correto do preço de vendas e apuração de resultados, como afirma Bruni no texto abaixo.

“A relação entre os custos fixos e varáveis consiste em importante etapa na análise de formação de preços e projeção de lucros obtidos a diversos níveis possíveis de produção e vendas” (Bruni 2002, p. 232).

CONCEITO DO PONTO DE EQUILÍBRIO

Para Bernadi (2010), Ponto de equilíbrio é o volume calculado em que as receitas totais de uma empresa igualam-se aos custos e despesas totais; portanto, o lucro é igual à zero.

Receita Total= custos e despesas totais

Dessa forma o ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio, pois mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com