TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXO DE CAIXA

Tese: FLUXO DE CAIXA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Um conhecimento básico dos princípios financeiros serve como uma boa preparação para a posição futura e será útil quando adentrar o mercado de trabalho. E, ao nível pessoal, é possível tomar decisões financeiras para você e sua família para o resto de sua vida.

Toda a empresa que pretende sobreviver aos primeiros meses de vida, precisa controlar muito bem suas finanças. Afinal, se sua expectativa é ter lucro, é bom saber precisamente todos os fatores que somados lhe informarão este resultado.

DESENVOLVIMENTO

1. FLUXO DE CAIXA

2. RELATÓRIO DE CONSULTORIA

É de extrema importância, o planejamento do fluxo de caixa da empresa, pois a partir de seu capital disponível, saberá se precisará ou não tomar empréstimos de curto ou longo prazo, se precisará entrar no cheque especial no banco, ou recorrer a alguma outra forma de recurso financeiro, ou no caso de superávits, o que fará com o dinheiro, onde aplicar, comprar novos equipamentos ou investir.

A partir do fluxo de caixa, pode ser analisada a sazonalidade da empresa, qual será a melhor data para pagamento de fornecedor, pagamentos de funcionários sem atraso, entre outras despesas.

O fluxo de caixa deve ser utilizado como forma de planejamento. É a forma mais eficaz de ver as movimentações financeiras, pois às vezes a empresa dá lucro, porém, acaba se endividando mais e mais, então apela para bancos, antecipações de créditos como refugo para repor seu capital de giro, pagando assim, juros exorbitantes no mês.

Já o Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que os agentes econômicos atribuem à melhor alternativa de que prescindem quando efectuam a sua escolha.

O custo de oportunidade pode ser também visível numa situação de escolha entre consumo presente e consumo futuro (isto é, poupança): consumo futuro implica necessariamente sacrifício de consumo presente, isto é, o custo de oportunidade da poupança é não mais do que a melhor opção em termos de consumo presente.

Para determinado indivíduo, o custo de oportunidade de uma ida ao cinema poderá ser uma saída com os amigos a um bar e tal não é necessariamente traduzível em termos monetários.

É fundamental que as empresas possuam orçamento empresarial, pois É um instrumento de planejamento e controle das receitas, despesas e resultados do empreendimento. O orçamento parte do comportamento do passado e olha para as possíveis mudanças futuras, quantificando, em termos econômicos e financeiros, as atividades da empresa. Trata-se de uma previsão, uma meta, de acordo com a qual serão tomadas as decisões na empresa.

Por exemplo, uma renda familiar estimada nas despesas a qual conclui que tem um orçamento, de R$ 1.000,00 por mês. Isto significa que os custos mensais não poderão exceder essa quantia, do contrario, certamente as dividas virão. Desenvolver um orçamento ajuda nestes casos, para atingir as metas de poupança e para controlar o desenvolvimento da economia familiar e logicamente no caso empresarial.

Quanto ao payback descontado, é o período de tempo necessário para recuperar o investimento inicial, considerando os fluxos de caixa descontados;

Vantagens:

 Fácil de entender;

 Favorece a liquidez;

 Considera o valor do dinheiro no tempo;

 Considera a incerteza de fluxos de caixa mais distantes;

Desvantagens:

 Exige um período limite arbitrário;

 Penaliza projetos de longo prazo;

 Ignora fluxos de caixa pós payback descontado.

 Quando se precisa de liquidez, a empresa é forçada a priorizar projetos

que o capital investido retorne o mais rápido possível;

Temos ainda as diferenças entre contribuição, imposto e taxa, como descrito abaixo:

Contribuições: podem ser especiais ou de melhorias. No caso da primeira, estão aquelas com destinação específica para um determinado grupo, como ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Já a segunda se refere a algum projeto/obra de melhoria que resultará em algum benefício ao cidadão;

Imposto: são despesas que, em geral, são utilizadas para custear a máquina pública. O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um exemplo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com