TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores para obter uma vantagem competitiva

Artigo: Fatores para obter uma vantagem competitiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Artigo  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

CONQUISTANDO VANTAGEM COMPETITIVA COM OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

A cadeia de valor desenvolve uma série de atividades afim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e vendas até a distribuição para o consumidor final.

Existem duas maneiras de estratégias que as empresas possuem, por estratégias de custo, que é vender o produto ou serviço o mais barato possível e por estratégia de diferenciação, que é vende-lo o mais diferenciado possível. Para definir uma boa estratégia, é necessário analisar a concorrência, pois é preciso trabalhar com custos, preços, produtos, serviços, pessoas e imagens como diferenciação para manter a frente de seus concorrentes.

As empresas planejam, organizam, direcionam, executam e controlam cada estratégia adotada para atingir os objetivos e agregar cada vez mais valor aos produtos e serviços. Alguns elementos como atividades primárias e de apoio formam a Cadeia de Valor, visto que as primeiras englobam logísticas, vendas, operações, marketing, serviços e logísticas externas e as de apoio gerenciam Recursos Humanos e Infra-estrutura utilizada na utilização de tomada de decisão.

Constituindo a Cadeia de Valor, estão três etapas: Análise de Valor, Avaliação e Planejamento, sendo cada uma responsável pela atividade envolvida na entrega do serviço ou produto, a segunda agrega mais valor ao cliente e a última para fazer alterações, planejando ações e conquistando vantagens competitivas. A utilidade da Cadeia de Valor é fornecer subsídios para formar estratégias e ter por objetivo detectar as oportunidades e ameaças, pontos forte e fracos, fatores importantes nos Custos e Diferenciação entre outras estruturas nas quais fornecem um bom gerenciamento.

Por fim é possível concluir que o estudo sobre a cadeia de valor, requer análise de

diversos fatores para a obtenção de vantagem competitiva, cujo processo de gestão estratégica ser subsidiado por informações qualitativas e quantitativas, levando em consideração a utilização dos elementos da administração, no qual inserem as empresas na crescente globalização de negócios e mercados, afim de agregar valor aos produtos e serviços.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com