TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores que causam inflação

Artigo: Fatores que causam inflação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Artigo  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Inflação

A inflação é definida como o aumento persistente e generalizada no nível do preço, é a queda do valor de mercado ou pode de compra de dinheiro.

A palavra inflação refere-se ao aumento geral dos preços, o órgão responsável pelo controle é o banco central, ele regulariza as normas de aumento e diminuição da inflação.

A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico.

Alguns fatores que provocam a inflação.

 Aumento de um item básico na economia pode contaminar os outros preços provocando uma alta generalizada;

 Excesso de consumo, os produtos tornam-se escassos levando o aumento dos preços;

 Quando o governo gasta mais do arrecada para pagar as conatas ele acaba emitindo mais papel moeda, se ele cria dinheiro novo sem criação de riqueza de produção, acaba por desvalorizar a moeda gerando mais inflação.

O Brasil teve sua história marcada por períodos inflacionários, chegando muitas vezes a taxas altíssimas de inflação e até mesmo a hiperinflação, gerando custos sociais como perda do poder de compra do dinheiro e aumento nominal dos custos dos bens e serviços.

Uma das distorções mais sérias provocadas pela inflação diz se respeito a redução do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, que possuem prazos legais de reajuste.

A seguir veremos três tipos principais de inflação: inflação demanda, inflação de custos e inflação inercial.

Inflação demanda

A inflação demanda acontece quando existe muita procura e poucos bens, ou seja, quando tem muito dinheiro no mercado, a procura de um determinado bem eleva o preço do produto. Cria-se uma certa defasagem entre quantidade ofertada e a quantidade demandada.

Essa inflação faz com que o governo emita mais moeda, gerando uma ilusão de maior poder aquisitivo da população. Quando a moeda chega ao mercado ela já não tem o valor que deveria ter devido aos preços que estão em alta.

Para se combater a inflação demanda é necessário que a politica econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

Inflação de Custos

Ocorre devido ao aumento nos preços nos fatores de produção, exemplo: energia elétrica, combustível.

O nível de demanda permanece os mesmos, mas os custos de certos insumos importantes aumentam e são repassados aos preços dos produtos.

As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente, o aumento do custo de matéria-prima que provoca um grande aumento nos custos de produção, fazendo com que o custo final de um bem ou serviço final aumente, e a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com