TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças estudo

Por:   •  19/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

Análise de Investimentos - Resumo de Artigo

Henrique Tanure

Marcos Quintino

Rafael Couto

Ferramentas de Análise de Riscos em Estratégias Empresariais

Por: Herbert Kimura

RAE-eletrônica, Volume 1, Número 2, jul-dez/2002. http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S1676-56482002000200018.pdf

A função da área financeira em uma indústria e um comércio está associada ao apoio e controle das demais funções da empresa e à viabilização financeira das estratégias empresariais, não constituindo, na maioria dos casos, um núcleo de criação de valor por si só, diferentemente dos bancos por exemplo. Neste sentido, as principais decisões financeiras referem-se aos investimentos, financiamentos e distribuição de dividendos, especificamente na análise da viabilidade de projetos, da estrutura de capital e reação dos investidores com relação aos anúncios de distribuição de dividendos.

O valor de uma empresa advém especificamente de projetos que propiciem um valor presente líquido positivo, tornando a estrutura de capital e a politica de dividendos irrelevantes, assim como a gestão de riscos financeiros. Porém alguns autores justificam a gestão de riscos como fonte de criação de valor por poder gerar, por exemplo, conflitos de interesses entre administradores, credores e acionistas, fricções no mercado de capitais e assimetria de informações.

Sendo assim, uma vez inserida em uma realidade em que os impostos podem alterar o resultado de uma empresa, gerir os riscos das possibilidades de impostos pode refletir em ganhos ou perdas de riqueza. Por outro lado, ao levar em consideração os conflitos de interesses entre administradores e acionistas, a gestão de riscos pode reduzir custos na medida em que introduz mecanismos de mensuração e acompanhamento do nível de risco assumido pela administração, além de permitir um controle sobre atividades de aumento ou diminuição de exposição financeira refletindo diretamente nos casos de conflitos de interesses. Ainda assim, a gestão de riscos, ao possibilitar o envio de sinais e não ruídos aos indivíduos diminui a assimetria de informações, reduzindo a percepção sobre os riscos da empresa.

Tomando como base um modelo (Markowitz ) que analisará inicialmente a alocação de recursos e de investimentos nos diversos produtos fornecidos por uma empresa, será possível realizar uma avaliação do risco potencial desta alocação. Se a empresa tem uma determinada quantidade de recursos para investir na fabricação e comercialização de seus produtos, é necessário realizar uma análise prévia para verificar a combinação ideal de investimentos entre os produtos, ou seja, o objetivo da empresa seria a obtenção da composição ótima de investimentos em produtos de tal forma a maximizar a relação entre retorno e risco.

Considerando uma empresa com 3 tipos de produtos, e projetando os possíveis resultados, a administração pode estabelecer os níveis de retorno e risco:

 Correlações

1

2

3

 1

1,0

 0,5

0,2

 2

0,5

1,0

-0,1

 3    

 0,2

-0,1

 1,0

Alimento      Retorno      Risco

      1                 30,0%             35,0%

      2                 28,0%             32,0%

      3                 22,0%     15,0%

O produto 1 é mais rentável porém a flutuação de retornos é maior, por ser um produto mais fortemente influenciado pelos possíveis cenários de mercado. O produto 2 pode representar um alimento com características intermediárias entre o 1 e o 3. A pequena correlação negativa entre os produtos 2 e 3 pode indicar, em função das condições de mercado, uma possível migração entre o consumo dos produtos. Assim, uma melhoria da economia pode levar a um maior consumo do produto 2 devido à possibilidade de migração de consumidores do produto 3, pelo aumento do poder aquisitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com