TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Tese: Fluxo De Caixa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Tese  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Fluxo de caixa

Relatório financeiro utilizado para demonstrar os valores a pagar e a receber, pagos e recebidos, é uma das principais ferramentas administrativas financeiras, permite ao administrador planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos financeiros e também a consolidar suas ideias para os movimentos futuros. Sua utilização possibilita visão e analise de maneira fácil e clara dos recursos financeiros e em como projetar resultados e orçamentos, de modo que o resultado implique em uma ação preventiva ou corretiva.

O Fluxo de caixa oferece ao administrador varias informações para futuras tomadas de decisões, aponta se a empresa terá sucesso ou fracasso no futuro, pode informar se está em crescimento ou indicar o que pode melhorar através de sua analise. De acordo com Zdanowicz (2004), o fluxo de caixa é um instrumento que permite por um determinado período, que o administrador planeje o financeiro, organize, ordene, dirija e controle os recursos financeiros da sua empresa.

Para elaboração de um fluxo de caixa é necessário verificar alguns objetivos, segundo Zdanowicz (2004):

• Levantar todos os dados dos recursos financeiros, suficientemente para execução do plano geral e transações econômicas financeiras;

• Adequar os recursos da melhor forma possível, verificando a antecipadamente a ociosidade, aplicação, tempo e segurança dos mesmos;

• Planejar e controlar os recursos financeiros da organização, no que diz respeito a ingressos e desembolsos de caixa;

• Quitar as obrigações da organização na data de vencimento;

• Buscar sempre o equilíbrio entre entradas e saídas;

• Estudar as fontes de créditos, caso a organização veja necessidade de fazer um;

• Tentar não realizar retiradas vultuosas na época de baixo nível de capital;

• Desenvolver controle de créditos a receber e saldos de caixa;

• Coordenar os recursos que serão alocados em ativo circulante, vendas, investimentos e débitos.

Os maiores erros e stress que decorrem da não utilização de um bom planejamento são os que resultam de previsões gerais realizadas pela empresa. Por este motivo se faz essencial o planejamento com o auxílio do fluxo de caixa.

Planejamento e Orçamento

O planejamento tem como pretensão garantir que a decisão tomada realmente ocorra, pois se o planejamento inadequado, o controle é inócuo e se o planejamento é adequado, mas a filosofia de controle é só voltada para a constatação pode existir uma falha importante de retroalimentação.

O que se pretende é que cada organização interprete e defina a ênfase desejada para o planejamento e o controle dos seus negócios.

Planejar é quase uma necessidade essencial, como se alimentar para o ser humano, não se alimentar significa enfraquecimento e o mesmo ocorre com a organização, caso o planejamento não afete o seu dia a dia dentro do seu horizonte mais de longo prazo.

Um enfoque adequado do planejamento de negócios é aquele que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com