TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de caixa

Seminário: Fluxo de caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Seminário  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Fluxo de Caixa

Fluxo de caixa é a ferramenta que controla a movimentação financeira, ou seja, tudo que entra e que sai de recursos financeiros de um determinado período. Através dessa ferramenta o gestor consegue saber exatamente qual o valor a pagar, quais os valores a serem recebidos e qual será o saldo disponível naquele momento. Ao analisar fluxo de caixa, se o saldo for negativo significa que a empresa tem gasto a mais, ai o gestor, terá que rever os gastos para conseguir aumentar a entrada de dinheiro. E se o saldo for positivo significa que a empresa esta tendo dinheiro para pagar todas suas contas e ter disponibilidade financeira. Fluxo de caixa pode ser feito no formato de planilha. Muitas empresas efetuam esse controle através de programas informáticos como Microsoft Office Excel. Os fatores mais usuais e que se não forem avaliados com todo rigor, pode até levar uma empresa a sérios problemas de desequilíbrio financeiro, são: -Insuficiência crônica de caixa. -Capacitação de recursos através de empréstimos bancários, principalmente de curto prazo. -Sensação de esforço desmedido. -Sensação de risco de “quebra” repentina.

O que poderá acarretar as principais faltas de caixa na empresa são os fatores que mais preocupam os gestores financeiros. Podemos exemplificar os seguintes: -Expansão descontrolada das vendas acima de sua capacidade de comercialização; -Insuficiência de capital próprio e utilização de capital de terceiros em proporção excessiva; -Aumento exagerado do prazo de faturamento; -Necessidade de comprar em grande volume; -Aumento de inadimplência; -Aumento exagerado do ciclo financeiro; -Baixa velocidade de rotação dos estoques; -Excessiva distribuição de dividendo;

As medidas cabíveis para sanar essas conseqüências a ponto de não ter uma situação mais agravável, são: -Aumento de capital próprio pela subscrição por parte dos sócios atuais; -Aumento de capital próprio pela subscrição e integralização por parte de novos sócios; -Redução do ritmo das atividades operacionais; -Adequação do nível de operação ao nível de recursos disponível; -Contenção dos custos e das despesas operacionais; -Venda de imobilizados ociosos; -Planejamento e controle financeiro;

Fluxo de caixa descontado É um método usado para avaliação que estima a atratividade de uma oportunidade de investir. Nessa analise é usado projeções de fluxo de caixa livre futuros e as desconta, para chegar a um valor atual, que é usado para avaliar o potencial de investimento.

Fluxo de caixa livre Representa o dinheiro que a empresa é capaz de gerar, após separar o dinheiro necessário para manter ou expandir sua base de ativos. Esse fluxo permite que uma empresa busque oportunidades e assim aumente o valor do acionista.

Projeto de faturamento da Empresa Sabor e Festa

Com uma quantidade mensal produzida e vendida de 84.166 mil unidades de mini salgados, onde seu preço de venda é $ 0,35 centavos a unidade, e com um crescimento de 5% a.a em vendas a Sabor e Festa obteve s seguintes resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com