TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de caixa

Seminário: Fluxo de caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Seminário  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 8

O fluxo de caixa nada mais é do que a distribuição no tempo de todas asentradas e saídas de numerário geradas pelas atividades da empresa, lidaportanto, com conceito de fácil assimilação, a disponibilidade financeira,facilitando o entendimento por todos.

O fluxo de caixa é uma demonstração dinâmica, que oferece ao gerente financeiro uma bagagem de informações que o ajudará na tomada de decisões.representa a previsão, o controle e o registro de entradas e saídas financeirasdurante um determinado período, contendo informações sobre a vida financeira

da empresa. Através dele, obtêm-se as informações sobre o estado de liquidezda empresa; como utilizar seus recursos por um determinado período; se hácapacidade da empresa aplicar recursos e/ou se há necessidade de buscar umempréstimo.

A contribuição do fluxode caixa é portanto, fundamental no entendimento do funcionamento da própriaempresa e das implicações das decisões tomadas. Além disso podemos citaroutros aspectos da atividade que a manutenção de um fluxo de caixa podeajudar a perceber e compreender:Existência de concentração de pagamentos/recebimentos;Sazonalidade nas vendas;Necessidade e resultados das políticas de marketing e promoções;Estrutura de custos/despesas fixa;Necessidade da separação dos controles pessoais e da empresa;Necessidade de uma remuneração pelo trabalho do empreendedor;Efeitos dos tributos;A noção de passivos/obrigações.

O custo de oportunidade é um termo usado na economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo , até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.Exemplo

Um exemplo clássico da literatura econômica: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês e que o mercado absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

ORÇAMENTO EMPRESARIAL.Definição: orçar significa processar todos os dados constantes do sistema de informação contábil de hoje, introduzindo os dados previstos para o próximo exercício.”Padoveze (1994, pg. 3)

“É o instrumento que descreve o plano geral de operações e/ou de capital, orientado por objetivos e metas propostos pela alta cúpula diretiva da empresa para um determinado período.” Zdanowicz (1998, pg. 21)

O Objetivo do plano de orçamento não é apenas prever o que vai acontecer e seu posterior controle. Ponto básico e fundamental é o processo de estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de forma tal que todos trabalhem sinergicamente em busca dos planos de lucros.

O Orçamento pode ser caracterizado através das seguintes premissas básicas:a) Projeção para o futuro – a preparação do orçamento determinará as novas condições de trabalho como as estimativas: das vendas, dos custos de aquisição de matérias-primas, das contratações de mãode-obra, dos demais custos indiretos de fabricação e das despesas operacionais da empresa. Desta forma, a projeção para o futuro deverá especificar o quanto e quando as atividades deverão concretizar-se, considerando, em parte, o presente para projetar o futuro;

ORÇAMENTO EMPRESARIAL – b) Flexibilidade na aplicação – o orçamento como instrumento de planejamento financeiro deverá ser rapidamente adaptado as novas condições de trabalho e de mercado da empresa; não poderá ser visto como peça estática e imutável no tempo, pois mudanças ocorrerão na economia, com certeza e, por sua vez, irão exigir ágeis adequações em relação ao que foi estabelecido no plano inicial; c) Participação direta dos responsáveis – a técnica orçamental não é de competência exclusiva da cúpula diretiva, mas, ao contrário, será de todos os níveis da empresa, ou seja, todos deverão participar do processo e comprometer-se em alcançar as metas fixadas no plano geral de operações, pois comente assim o orçamento será uniforme, lógico e realista; d) Global – no sentido de abarcar todas as unidades e atividades operacionais da empresa, no período considerado; e) Prático – a elaboração do orçamento deverá ser em tempo hábil, para que a sua execução possa ocorrer no momento certo; f) Critérios uniformes - para elaborar-se o orçamento na empresa, princípios e padrões terão que ser definidos, previamente, permitindo assim realizar-se a avaliação do mesmo; g) Quantificação – o orçamento deverá ser expresso, em valores físicos e monetários; h) Economicidade – deverá revelar, em termos econômicos, o que se terá de fazer e o que se pretende fazer na empresa no período orçamentário.

O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias. Ele tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa.

No que diz respeito às fases do orçamento, deverá ser iniciado com pelo menos três meses de antecedência da sua implementação, partindo do inventário das hipóteses e seguida pela escolha das hipóteses que puderem ser validadas, implementação das hipóteses e acompanhamento dos resultados - controle.

Caberá ao administrador financeiro verificar as diferenças entre o orçado e o planejado, com o intuito de implementar as mudanças necessárias, quando o orçado ficar abaixo do real e a manutenção dos resultados, e de manter os resultados, quando estes forem superiores aos orçados.

Os orçamentos dividem-se em: (a) orçamento de vendas, (b) orçamento de produção, (c) orçamento de custos da produção, (d) orçamento de custos administrativos e com vendas, (e) orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados, (f) orçamento de capital e (g) orçamento de caixa.

Os seus métodos de controle de todos os orçamentos (relatórios, sistemas de informática, check-lists) devem possuir uma linguagem comum, visando facilitar o fluxo dos dados e sua integração, bem como possibilitar o bom entendimento, o acompanhamento e a tomada de decisões por parte dos gestores.

O que significa Payback?É o tempo necessário para recuperação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com