TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de caixa

Relatório de pesquisa: Fluxo de caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos desenvolver um fluxo de caixa mostrando os pontos negativos e positivos para uma boa gestão financeira. Falando de outros tópicos como a importância do fluxo de caixa, custo de oportunidade, orçamentos empresariais, payback descontado, diferenças entre impostos, taxas e contribuições, competência tributária, mercado de capitais e alguns dos principais controles financeiros de nossa região.

Para este trabalho utilizamos a principio, como base norteadora a leitura do texto de estudo de caso da GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A e por meio dela preparar as ferramentas de demonstração econômica empresarial.

2. DESENVOLVIMENTO

Em anexo encontrasse a planilha de DRE, fluxo de caixa e os orçamentos de venda e produção da empresa GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A.

De acordo com as proposta de estudo respondemos as seguintes questões:

Qual é a importância do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um instrumento eficaz para empresa que pretende ter um controle de saídas e entradas de recursos financeiros. Logo, o fluxo de caixa deverá refletir com precisão a situação econômica da empresa, em termos financeiros de futuro. O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planeja organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período.

O que é custo de oportunidade? Exemplifique.

Quando deixamos de fazer algo planejado para fazermos outra coisa. A diferença entre o que se ganha e o que se perde, então é chamado custo de oportunidade. Custo de oportunidade é muito usado na economia.

Toda empresa deve possuir orçamentos empresariais? Mas afinal o que são estes orçamentos empresariais? Cite exemplos.

Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais. Assim temos diversos tipos de orçamento como os gerais que expressam o plano operacional e financeiro para um período especificam o orçamento operacional que serve para diversas funções do negocio o financeiro que abordam como as operações e os dispêndios planejados de capital afetam o caixa.

O que vem a ser Payback Descontado?

É um método de avaliação de investimentos o payback mede tempo de retorno:

O Payback descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, o valor do dinheiro é levado em consideração, pois traz o valor presente os valores futuros do fluxo de caixa. Ou seja, os valores do fluxo de caixa são tratados considerando uma taxa de desconto de acordo com as expectativas de quem estiver fazendo a análise, sejam os analistas ou os investidores. Quais são as diferenças existentes entre impostos, contribuições e taxas? Conceitue competência tributária?

Competência tributária é a aptidão para criar tributos em abstrato, por meio de lei, com todos os elementos essenciais (hipótese de incidência, sujeito ativo, sujeito passivo, base de cálculo, alíquota). Abrange também a aptidão para aumentar, parcelar, diminuir, isentar, modificar, perdoar tributos e etc. (princípio de que quem pode o menos pode o mais).

O imposto é criado em função da capacidade contributiva de cada um e não implica em uma contraprestação direta por parte do Estado, diversamente do caso da taxa, conforme veremos abaixo. O imposto é cobrado em face da ocorrência de fato social de caráter econômico, revelador da capacidade contributiva do indivíduo, o melhor exemplo disso, é o imposto de renda.

Taxa é um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente publico, seja ele municipal federal ou estadual. Como por exemplo: taxa para emissão de um documento, taxa de limpeza pública.

Contribuição pela legislação brasileira é o "tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação que representa um benefício especial auferido pelo contribuinte. Seu fim se destina às necessidades do serviço ou à atividade estatal", previsto no art. 145, III, da Constituição Federal.

Há duas correntes doutrinárias sobre o fato gerador e fato imponível desse tributo. Em uma, é exigida a valorização imobiliária ou melhoria. Em outra, basta o benefício decorrente da obra pública.

Qual é o conceito de Mercado de Capitais?

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

O mercado primário é aquele em os valores mobiliários de uma nova emissão da companhia são negociados diretamente entre a companhia e os investidores – subscritores da emissão -, e os recursos são destinados para os projetos de investimento da empresa ou para o caixa.

Entretanto, alguns desses valores mobiliários, como as ações, representam frações patrimoniais da companhia e, dessa forma, não são resgatáveis em data pré-definida. Da mesma forma, outros podem ter prazos de vencimento muito longo. Essas características, entre outras, poderiam afastar muitos dos investidores do mercado de capitais, caso eles não tivessem como negociar com terceiros os valores mobiliários subscritos, dificultando o processo de emissão das companhias.

O mercado secundário cumpre essa função. É o local onde os investidores negociam e transferem entre si os valores mobiliários emitidos pelas companhias. Nesse mercado ocorre apenas a transferência de propriedade e de recursos entre investidores. A companhia não tem participação. Portanto, o mercado secundário oferece liquidez aos títulos emitidos no mercado primário.

Apresente a estrutura do sistema financeiro nacional, bem como as funções?

Conselho Monetário Nacional - CMN

É o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional. O CMN não desempenha função executiva, apenas tem funções normativas. Atualmente, o CMN é composto por três membros:

Ministro da Fazenda (Presidente);

Ministro do Planejamento Orçamento e Gestão; e

Presidente do Banco Central.

Trabalhando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com