TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fumo e seu derivados

Por:   •  3/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

O presente trabalho tem como objetivo discutir brevemente sobre o pedagogo Paulo Freire e seu método educacional de alfabetização, que foi um método revolucionário para o desenvolvimento da educação no Brasil. Segundo Paulo Freire, deve-se desenvolver o lado crítico do aluno, juntamente com a cultura e o saber de cada um, inspirá-lo a superar a sua visão crítica ir além do seu próprio mundo. Pois o papel do professor não é somente transmitir o saber, e sim possibilitar a criação e produção do conhecimento, desenvolvendo a capacidade criativa e crítica da cada aluno

São muito importantes as suas contribuições no campo da educação popular para a alfabetização, mas o que mais me interessa são as teorias sobre as relações de poder que influenciam a situação do ensino e o mundo em si; as relações entre o professor e o aluno e entre a classe opressora e a classe oprimida. Estou de acordo com Freire em que não existe educação neutra, algo que se mostra por exemplo nos livros de historia, nos métodos de alfabetização, na maneira do professor apresentar uma matéria, etc. Eu acho que educação como quase tudo neste mundo pode abusar do seu poder, e depois de ter trabalhado dentro de um sistema de educação popular de libertação compreendo que educação não é necessariamente educação... Mas também acho que sempre há, e talvez sempre tem que haver, uma diferença de poder entre o professor e o aluno baseada na sabedoria que o professor tem sobre a matéria, e que não é necessariamente negativa essa diferença, se o objetivo da educação for a compartilha da sabedoria e a consciencialização.

https://scholar.google.com.br/scholar

Paulo Freire deixou uma rica contribuição para a educação brasileira, assim sendo vamos nos ater a algumas de sua s contribuição, no decorrer da leitura pode observa que uma da preocupação de Paulo Freire era o grande numero de analfabeto e junto com isso com esse problema vinham muitos desafios para ele, para amenizar isso ele começou uma a se dedicar inteiramente a educação. Sua pedagogia nasceu nos anos 50 visando à relação entre aluno e professor e a consciência critica. Com sua ampla visão na pedagogia ele quis ampliar a educação não somente em socializar o homem mais também em liberta-los , mas para atingir seus objetivos aliou-se á vários grupos e na sua luta pela educação ganhou prestigio internacionalmente. Entre seus livros um doe mais famoso e pedagogia do oprimido.
“A violência dos opressores que os faz também desumanizados, não instaura outra vocação – ado ser menos. Como distorção do ser mais, o ser menos leva os oprimidos, cedo ou tarde, a lutar contra quem o fez menos.” (p. 16).
Desde antiguidade a educação era meramente passar informações, não havia nenhum interesse em desalienar os alunos entra ai à contribuição de Paulo Freire para a reflexão critica que foi de grande valia as mudanças na educação mudanças essas que mais tarde foi chamada de ‘"otimismo critico” que logo depois acabou se transformando em marca “de sua pedagogia. Com sua influencia Paulo Freire muito contribuiu com a reflexão critica na educação por isso é conhecida como pedagogia libertadora”. E para se liberta o homem tem a necessidade de aprender a ler e escrever, além da leitura e da escrita o homem acima de tudo deve aprender também o mundo de uma maneira diferenciada. Hoje temos vários métodos de alfabetização, os professores estão tentando a todo custo fazer com que seus alunos aprendam o mais rápido possível a leitura e a escrita, Para Paulo Freire o que significativo mesmo para os alunos é que o professor saiba o que estar ensinado e não somente despeje conteúdo, o professor tem de estar engajado nas mudanças para entender melhor seus alunos,um das principais mudanças de hoje é na ciência e na tecnologia por isso o professor tem que sempre esta se atualizando fazendo isso ele esta aprendendo novas linguagens e pode estar interagindo melhor com seus alunos. 
Todo ensino exigem não apenas um professor atualizado e competente, mas também, mas também de um bom método, além de tempo e paciência.
A educação não é uma relação que se é estabelecida somente no ambiente escolar ela é social e politica, por isso é que se requer uma melhor reflexão sobre a educação, pois as classes que não sabem ler nem escrever são excluídas da sociedade, para amenizar essa situação Paulo freire criou então o Eja. Educação para jovens e adultos, podemos afirma com isso sua preocupação com a alfabetização, o seu desejo era uma relação social de igualdade entre homens e mulheres resultando assim em um bem comum só então poderia se construir seres mais capazes mais responsáveis, pois só a educação pode recuperar a humanidade.
Outra preocupação constante é que o ensina e o aprender possa expressar valores culturais permitindo assim ao professor mais do que uma simples leitura, mas uma leitura do mundo e o reconhecimento de sua própriacultura.
Além disso, sabemos que somente homens e mulheres produzem cultura sendo assim somente o ser humano e capaz de criar, de inovar e transformar.


Considerações finais 
Levando em considerando o que foi lido, pude verificar que para Paulo freire a educação nunca diminuía só somava que a educação não tem rosto nem cor nem classe social é um livro aberto para todos. A educação era sua vida sua paixão e ele quis compartilhar isso com todo ser humano e para isso nos deixou um grande e riquíssimo legado, Onde alerta para o fato que só a educação liberta e para ser livres devemos nos abrir para novos aprendizados e novas descobertas, nunca nos acomodar mais buscar sempre nos atualizar para uma educação melhor. 
Dedico esse trabalho a todos os meus colegas acadêmicos aos queridos professores e a quem mais interessar.

Bibliografia:
Livro: Pedagogia do oprimido, 11° edição. Editora, paz e terra. 
Paulo Freire, 1970
Capa: Izabel Carballo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com