TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos, História e Evolução do Direito do Trabalho

Por:   •  29/4/2015  •  Artigo  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

Aula-tema 01: Fundamentos, História e Evolução do Direito do Trabalho

PROCESSO DE INTEGRAÇÃO

Bom dia! Meu nome é Andressa, tenho 23 anos e moro na cidade de São Paulo (a conhecida cidade da garoa). Frequento a universidade Anhanguera de Pirituba à noite e quanto tenho tempo livre gosto de ir ao cinema (assisto todos os gêneros de filme – apesar de gostar mais filmes comédia), gosto de ir ao teatro (principalmente para assistir a peças musicais), gosto de ler (livros de história ou que passam alguma lição de vida). Quando não consigo frequentar nem o cinema e nem o teatro, gosto de receber a família e os amigos em casa, recebendo-os com bolos/almoços para curtir a companhia de quem amo. Na empresa busco crescimento profissional sempre respeitando os colaboradores, fornecedores e todos os demais que faze parte do processo. Sei que isto não é um diferencial em relação aos outros candidatos do cargo, porém vou fazer com que todos os envolvimentos tenham algum beneficio (quando possível – por exemplo: o cliente com os seu produto entregue em menor prazo e com qualidade, os colaborados tenham um bom local para se trabalhar, etc.).

ANÁLISE DA CHARGE

[pic 1]

Disponível em: < http://gaboisagamer.tumblr.com/post/977739010/pc-moment-of-the-day-pc-and-pixel-evolution> acesso em 15 abr. 2015.

Nesta charge é possível verificar que os matérias que o homem utiliza para trabalhar mudaram, foram se aprimorando e cada um tem a sua função porém todos eles tem o objetivo de proporcionar ao ser humano uma vida mais digna.

Com a mudança de materiais /tecnologia o homem teve que se aprimorar através da busca de conhecimentos com pessoas mais experientes ou por meio dos estudos. Apesar de todas as mudanças a forma como se trabalha ainda permanece a mesma, como no filme “Tempos Modernos - Charlie Chapin”, o homem aprender a fazer de uma forma e vai ser desta forma até o fim da sua vida e da vida de quem ele ensinou.


Aula-tema 02: Fontes, princípios, renúncia e transação no Direito do Trabalho

PAUTA DE REINVIDICAÇÕES 2011/2012



1 – REAJUSTE SALARIAL COM AUMENTO REAL

Os salários praticados em 31 de outubro de 2011 serão reajustados a partir de 01 de novembro de 2011, de forma a recompor seu poder aquisitivo do período compreendido entre 01 de novembro de 2010 a 31 de outubro de 2011, levando-se em conta o INPC integral acumulado do período, acrescido de um percentual a título de aumento real, a ser definido no decorrer das negociações. 

2 – VALORIZAÇÃO DO TETO DE APLICAÇÃO DO REAJUSTE SALARIAL 

Tem como finalidade extinguir ou aumentar o valor do teto de aplicação para o reajuste salarial, não podendo, como nos anos anteriores ser apenas reajustado nos percentuais do reajuste salarial concedido. 

3 – SALÁRIO NORMATIVO 

A partir de 01 de novembro de 2011, fica assegurado aos empregados abrangidos por este Acordo Coletivo de Trabalho, salário normativo único a ser definido no decorrer das negociações, que deverá necessariamente ser valorizado, uma vez que se encontra defasado em seu poder aquisitivo, não podendo como nos anos anteriores ser apenas reajustado nos percentuais do reajuste salarial concedido.

INPC

Segundo pesquisas feitas na rede mundial de informações (a internet), o INPC nada mais é do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, e por base dele que são reajustados os salários desde o fim dos anos 70.

O INPC é um índice que traz referencias apenas das dez regiões metropolitanas do país: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Em minha opinião não é correto o uso do INPC como base para o reajuste salarial, já que ele não é um índice que trata de todas as capitais do país e também cada região tem um nível de consumismo diferente da outra, por exemplo, em regiões mais populosas o índice é mais alto e em regiões menos populosas o indece e mais baixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (54.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com