TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Administração: A Magazine Luíza S/A

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.394 Palavras (18 Páginas)  •  2.453 Visualizações

Página 1 de 18

                                                                  Resumo

Este trabalho trata-se da apresentação da empresa, Magazine Luiza S/A, uma das líderes no setor de Comércio Varejista, é uma empresa de sociedade anônima de capital fechado. Seu objetivo é vender produtos e serviços que gerem satisfação pessoal e felicidade em todas as classes sociais e faixas etárias. Foram abordados assuntos de suma importância começando com a apresentação da empresa, seu objetivo, sua estrutura, o papel dos sócios, os meios que são usados na gestão e administração de Recursos Humanos, utilizando como referência os conteúdos das disciplinas contempladas, analisando e relatando com base em teorias, práticas e estratégias utilizadas dentro da empresa. Desta forma podemos identificar as questões a serem melhoradas dentro da empresa, mostrando os resultados sobe análises de mercado feitas para conhecer melhor as oportunidades encontradas neste ramo e identificando seus fornecedores e parceiros. A metodologia utilizada foi através de internet e pesquisas bibliográficas e documentais.

Missão, Visão e Valores

 Missão

Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum.

  Visão

Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.

  Valores e Princípios

Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento: nós colocamos as pessoas em primeiro lugar. Elas são a força e a vitalidade da nossa organização;

Ética: nossas ações e relações são baseadas na verdade, integridade, honestidade, transparência, justiça e bem comum;

Simplicidade e Liberdade de Expressão: buscamos a simplicidade nas nossas relações e processos, respeitamos as opiniões de todos e estamos abertos a ouvi-las, independentemente da posição que ocupam na empresa;

Inovação e Ousadia: cultivamos o empreendedorismo na busca de fazer diferente, por meio de iniciativas inovadoras e ousadas;

Crença: acreditamos em um Ser Supremo, independentemente de religião, bem como nas pessoas, na empresa e no nosso País;

Regra de Ouro: faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.

                                             

                                                             Introdução

2.1 Fundamentos da Administração

A Magazine Luiza S/A é uma empresa que atua há 58 anos no mercado possui 736 lojas, hoje com mais de 24 mil colaboradores, 8 Centros de Distribuição e atua em 16 Estados brasileiros cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional da 7ª maior economia do mundo.

Todavia em uma organização existe uma cultura empresarial, definida a partir da imagem, princípios e objetivos da organização, esta tem o fundamento de homogeneizar e assegurar assim a identidade da empresa.
Em 1978 foi publicado por Charles Handy “Deuses da Administração”, uma teoria administrativa que busca relacionar o modelo de cultura organizacional com Deuses da idade antiga; dentre esses o que a nosso ver mais se enquadra no modelo da Magazine, é o Atenas Cultura Tarefa. Este modelo tem como símbolo a rede, onde as palavras chaves são democracia e resultado;

A Magazine tem se mantido por nove anos entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, de acordo com o Great Place to Work. A empresa  busca a continua melhoria na qualidade de trabalho e administração de seus colaboradores e clientes, entre esses destacam-se o cheque-mãe (um auxilio as funcionárias mães de crianças até 10 anos no valor de R$200,00 mensais); bolsa de estudos aos funcionários que queiram estudar (a qual varia de 20% á 70% do valor da mensalidade);

O seu modelo organizacional é um referencial, pela sua grande valorização á pessoa e estímulos para melhores resultados, crescimento e confiança da empresa, apostando em Convenções, Encontrão, Conselho de Colaboradores etc para buscar enfatizar o modelo democrático e administração transparente a valorização da cultura.

Foi criado também um canal direto de 0800 de disque denúncia, atendido pela superintendente, diretoria de recursos humanos ou gerencia de SAC para todo colaborador em uma possível situação de pressões psicológicas por parte de sua liderança, onde a identidade é preservada, as denúncias são apuradas tendo providencias cabíveis .

Um acontecimento marcante para a cultura da empresa, em 1991 quando assumido a superintendência por Luiza Helena Inácio Trajano Rodrigues, houve a quebra de paredes no escritório central em Franca, onde analistas, pessoal de limpeza, diretores, superintendente, gerentes, estagiários e coordenadores, passaram a compartilhar do mesmo espaço, sem distinções hierárquicas, buscando simbolizar o fim de barreiras e oficializar a prática da comunicação olho no olho  e da desburocratização da empresa.

O resultados dessas ações são a flexibilidade, valorização da criatividade e comprometimento com os resultados, características fortemente presentes na Cultura Atenas, tendo ciência da unidade independente do comando, mas tendo uma responsabilidade e importância dentro de uma estratégia geral.

2.2 Comunicação Empresarial

Nos âmbitos empresariais, a comunicação vem sido apontada como um dos grandes fatores de resolução e evolução dentro de uma organização.

A Magazine Luiza é referência em comunicação, em 2010 o próprio Instituto Great PlacetoWork (Melhores Lugares para Trabalhar) premiou a empresa como “Melhor prática do falar”. Em 2011 ganhou o prêmio em Práticas de Gestão de Pessoas, em que a Magazine Luiza ganhou destaque em Comunicação.
O que leva á estes reconhecimentos, é a ampla metodologia para comunicação interna e externa da empresa. A comunicação é aplicada no dia á dia da empresa constantemente, os colaboradores participam previamente das decisões tomadas dentro da empresa, que convida á todos para contribuir e acrescentar em mudanças. Por meios dos veículos de comunicação interna (Rádio Luiza, Portal Luiza e Tv Luiza), que são simultaneamente passados aos colaboradores sem hierarquia de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com