TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Economia - Atividade Capítulo

Por:   •  19/11/2020  •  Dissertação  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA - VASCONCELLOS

ATIVIDADES CAPÍTULO 1

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

        O restrito fator de produção (mão de obra, terra, matérias-primas, dentre outros) existente de uma sociedade gera problemas econômicos fundamentais, pois delimita seu potencial de produção e consequentemente sua capacidade de atender as necessidades da comunidade e seus grupos sociais.

2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

        A CPP – curva de possibilidades de produção, mostra a capacidade máxima de produção da sociedade, considerando total emprego dos recursos de produção dispostos em um intervalo de tempo.

        Pode ser utilizada como ferramenta de análise para fins de melhor direcionamento dos fatores de produção, escolha entre diferentes alternativas de produção e exame da existência de subutilização desses recursos.

3. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

        Considerando o fluxo básico, onde incorpora apenas as famílias (unidades familiares) e empresas (unidades produtoras), o sistema do fluxo circular de renda funciona da seguinte forma:

        As unidades familiares ofertam seus fatores de produção, que atende a demanda das empresas – fluxo real; em contrapartida, a empresa remunera a família pelos fatores de produção, seja por salários, juros, aluguéis, lucros, royalties, dentre outros – fluxo monetário.

        A empresa utiliza dos fatores de produção para fornecer bens e serviços, atendendo assim as necessidades das unidades familiares – fluxo real; as famílias pagam às unidades produtoras pelos bens e serviços adquiridos – fluxo monetário.

        

4. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

        a) Bens de capital: são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. É o caso, por exemplo, de máquinas, equipamentos e instalações.

        b) Bens de consumo: destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis (por exemplo, geladeiras, fogões, automóveis) ou como não-duráveis (alimentos, produtos de limpeza);

        c) Bens intermediários: são os bens transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias-primas e componentes); e

        d) Fatores de produção: são constituídos pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia. Também são chamados de recursos de produção da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com