TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia ATIVIDADE PRÁTICA DE SUPERVISÃO

Seminário: Economia ATIVIDADE PRÁTICA DE SUPERVISÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Administração

1ª Série

Economia

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:

 Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.

 Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Leonel Capetti

Faculdade Anhanguera de Bauru

Administração - 1ª Série - Economia

Leonel Capetti

Pág. 2 de 9

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.

 Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

 Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativos, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 organizar-se, previamente, em equipes de 5 a 7 participantes;

 entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

 observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

DESAFIO

Dentre as muitas atividades no mundo corporativo analisar os mercados e identificar as potencialidades e dificuldades internas e externas à empresa é uma delas. Acrescido a isso deve-se compreender os cenários econômicos atuais e passados que possibilitarão uma tomada de decisão de forma otimizada.

Diante do apresentado sua empresa que atua em análises financeiras e corporativas foi contratada para desenvolver uma análise regional de um produto da empresa Badulacas S.A. Esta análise será derivada de sucessivas pesquisas sobre demanda e oferta, custo de produção, indicadores regionais, políticas monetárias e fiscais do Governo Federal e influência de economias internacionais.

Objetivo do desafio

Apresentar relatórios econômicos contendo informações sobre os indicadores da região, industriais, fiscais e de influência internacional.

Livro Texto da disciplina

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:

Administração - 1ª Série - Economia

Leonel Capetti

Pág. 3 de 9

GARCIA, Manuel. E; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval. Fundamentos de Economia. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Introdução à Economia.

Esta atividade é importante para que você desenvolva o senso investigativo, necessário ao profissional de gestão. Saber levantar informações e organizá-las dar-lhe-á maior segurança para argumentar uma ideia ou um projeto.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Listar algumas possibilidades de produtos que gostariam de analisar e, ao final de uma discussão sobre viabilidade de obtenção de informações, eleger uma das alternativas para ser o objeto de trabalho desta ATPS.

Para auxiliá-los com ideias de alguns negócios, leiam os seguintes artigos:

• 7 oportunidades de negócio para lucrar com a classe C. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7S4Pp3KDYaHZmE0MjUwMWYtNjE1My00NGM2LTljYjUtMThkYzI2N2VlM2Y2&hl=pt_BR>. Acesso em: 28 abr. 2013.

• As áreas mais promissoras para abrir um negócio em 2011. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7S4Pp3KDYaHNDdhZjg1ODgtYTRjMS00NzlhLThmYzUtODY3ZTI0ZWY2YzNh&hl=pt_BR>. Acesso em: 28 abr. 2013.

Passo 2 (Individual)

Fazer uma pesquisa livre sobre o produto que a equipe escolheu. Para isso, utilizar jornais, revistas, sites diversos, entrevistas com empresas e profissionais do segmento, dentre outras fontes.

O objetivo desta pesquisa é coletar informações sobre:

a) Quanto se compra e se vende.

b) Comportamento do consumidor.

c) Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhido.

Nota

Somente a título de exemplo, para auxiliá-lo na compreensão deste passo, ao pesquisar sobre o segmento de óculos de sol, seria relevante observar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com