TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Atividade 7

Monografias: Economia Atividade 7. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 6

PERGUNTA 1

No dia 20/04/11 o Banco central emitiu o seguinte comunicado:

“Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu elevar a taxa Selic para 12,0% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e dois votos contra. Considerando o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica, bem como a complexidade que ora envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que, neste momento, a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012." Podemos afirmar que:

I. Quando o Bacen decide pelo aumento de juros, podemos afirmar que ele esta aplicando um politica Contracionista ou Restritiva. Seu principal objetivo é conseguir controlar a Inflação.

II. O Bacen espera com o aumento dos juros, aumentar a disponibilidade de credito para as pessoas físicas e jurídicas, uma vez que os bancos irão ganhar mais com as taxas mais altas.

III. O regime de metas de inflação, adotado pelo Brasil e vários outros países, busca através de um anuncio prévio da taxa de inflação para os próximos dois anos, estabelecer um parâmetro para os mercados e gerar estabilidade de preços. O Bacen se compromete a “perseguir” está meta através da adoção de politicas monetárias, como o aumento da taxa de juros e empréstimos compulsórias.

a.

As questões I, II e III estão CORRETAS.

b.

Apenas as questões II e III estão CORRETAS.

c.

Apenas as questões I e III estão CORRETAS.

d.

Apenas a questão II está CORRETA.

e.

Apenas a questão III está CORRETA.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

A inflação representa a elevação no preço de todos os bens produzidos na economia e não o aumento do preço de um bem específico , por isso dizemos que a inflação é o aumento generalizado e contínuo no nível de preços. O regime de metas inflacionário é o modelo de controle de inflação adotado pelo Brasil. Sobre a Inflação podemos afirmar:

I. Sabe-se que na sociedade o grupo mais afetado pela inflação são os empresários, em função das distorções de preço e dificuldades de negociação com fornecedores.

II. A Inflação por demanda é caracterizada pelo excesso de procura em relação a oferta disponível. Pode-se citar que os principais fatos causadores da inflação de demanda são: expansão dos gastos públicos e crédito, redução da taxa de juros, aumento da renda.

III. Os altos níveis de indexação da economia é umas das características da Inflação por Custos.

a.

As questões I, II e III estão CORRETAS.

b.

Apenas as questões II e III estão CORRETAS.

c.

Apenas as questões I e II estão CORRETAS.

d.

Apenas a questão II está CORRETA.

e.

Apenas a questão I está CORRETA.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Leia atentamente o trecho a seguir e assinale a alternativa correta com base nos dados contidos no texto.

A China reportou inflação persistentemente alta e crescimento mais baixo do que o esperado para julho, o que coloca em destaque o dilema de política econômica que os líderes do país enfrentam enquanto as crises de dívida cada vez mais graves na Europa e Estados Unidos causam abalos nos mercados mundiais. O índice de inflação nos preços ao consumidor chineses subiu a 6,5% em julho, ante os 6,4% de junho, de acordo com dados divulgados na terça-feira pelo Serviço Nacional de Estatísticas da China. A inflação foi causada principalmente pelos preços voláteis dos alimentos, que em julho subiram em 14,8% ante suas marcas no mesmo mês em 2010. O crescimento ficou abaixo das expectativas para o mês passado na produção industrial, vendas do varejo e investimento, mas os números da inflação não permitem que Pequim afrouxe a política monetária. De outubro para cá, Pequim elevou os juros cinco vezes e aumentou o valor das reservas que os bancos do país precisam reter junto ao banco central nove vezes. A despeito da aceleração na alta dos preços em julho, a maior parte dos economistas acredita que a inflação tenha chegado ao seu pico naquele mês e que agora se atenuará. [...] Os preços de commodities como o petróleo estão em queda, em meio a sinais de uma desaceleração no crescimento mundial. Os preços da carne de porco, um fator importante na inflação chinesa dos últimos meses, começaram a se estabilizar. (Folha. UOL, 2011).

I. Os chineses acreditam que haverá uma redução da inflação nos próximos meses devido à falta de crescimento industrial, principalmente devido a escassez de commodities, como o petróleo.

II. O governo chinês pensa em tomar medidas mais brandas para o controle da inflação, pois não está havendo crescimento econômico.

III. O governo chinês tomou várias medidas fiscais, como a elevação dos juros para conter a inflação.

IV. Uma grande maioria de economistas chineses acredita que a inflação tenha chegado ao seu máximo e que agora deverá regredir.

V. Um indicador de retração no crescimento mundial dos países pode estar relacionado à queda do preço do petróleo.

a.

Somente as alternativas II., III. e IV estão corretas.

b.

Somente as alternativas II., IV. estão corretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com