TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções de Enron

Artigo: Funções de Enron. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Artigo  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

A Empresa Enron era uma companhia estadunidense referência em distribuição de energia, entrou em falência após tentar socorrer-se com a ajuda do governo americano, foi descobertos os vários esquemas fraudulentos que inflavam seus lucros e diminuíam suas responsabilidades juntamente com uma empresa de auditoria que manipulava as demonstrações contábeis e escondiam sua real situação no mercado. Segundo os estudiosos outro motivo que desencadeou esse caso foi a confiança extrema dos investidores na empresa, todos acreditavam no sucesso sem realmente investigar sobre seus feitos, ninguém desconfiava que a Enron estivesse caindo, assim ficaram milhares de pessoas em grande prejuízo.

A função da empresa é maximizar a riqueza dos acionistas, levar em conta o fluxo de caixa, sua distribuição e risco. Por sua vez o contabilista deve agir de acordo com o regime de competência, deve desenvolver e relatar dados financeiros para que os gestores possam tomar decisões. Para os contabilistas as receitas são reconhecidas no momento da venda e as despesas no momento que são incorridas e o administrador reconhecem receitas e despesas quando há efetivas entradas e saídas do caixa da organização.

No caso Enron, os administradores e contabilistas agiram de forma totalmente contrária as sua funções, sem ética e não foram ‘socialmente responsáveis’, colocaram no topo seus interesses pessoais acima dos objetivos da empresa, o que é chamado de problemas de Agency. Kenneth Lay, CEO da Enron atribuía lucros com base nos resultados da organização. David Cohen, colunista da EXAME descreveu explicitamente como ocorreu o declínio da Enron e o que foi feito pelos contabilistas na empresa em questão. “A Enron varria débitos para entidades especiais das quais detinha participação majoritária mas que, por causa de uma norma contábil duvidosa, não eram consolidadas no balanço final”. A chamada ‘Contabilidade Criativa’ da Enron demonstrou uma prática constante de crescimento dos lucros, supervalorizando as suas ações e juntamente com a crença inabalável dos seus investidores causaram esse grande escândalo.

A empresa em estudo buliu as questões legais que regem as empresas, com a ocorrência de caso foi criada uma lei estadunidense mais específica, a Lei Sarbanes-Oxle, que teve como ponto principal garantir mecanismos de auditoria confiáveis, essa lei deveria ser utilizada em todos os países, pois a queda de uma multinacional afeta todo o mercado internacional direta ou indiretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com