TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Enron

Pesquisas Acadêmicas: Caso Enron. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  1.807 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, com margens de lucro muito baixas e poucas diferenciações de produto, a responsabilidade social além de ser uma obrigação com a sociedade, torna-se também um diferencial competitivo. As recentes pesquisas indicam que os consumidores consideram o papel da empresa na sociedade para a tomada de decisão.

Relação dos atos desrespeitosos cometidos com os stakeholders

A Enron adotou uma prática de contabilidade que resultou em diversos atos desrespeitosos. São eles: baixo pagamento de impostos ao governo, manipulação dos resultados fazendo com que os acionistas tivessem uma percepção de que o valor da companhia se manteria elevado, consequente prejuízo para os acionistas e com a falência da empresa todos os colaboradores e fornecedores também saíram lesados.

Consequências desses atos para os stakeholders

Todos os stakeholders sofrem as consequências sobre as decisões corporativas da Enron. Os acionistas por conta da desvalorização absurda das ações (de US$ 86,00 para US$ 0,30 e falência em seguida. Os colaboradores e os fornecedores que perderam seus rendimentos e os usuários dos serviços prestados pela Enron.

Objetivos das empresas que adotam o discurso de responsabilidade social corportativa

A responsabilidade social corporativa é um compromisso que a empresa assume com a sociedade no que tange as responsabilidades legais, éticas, econômicas e filantrópicas. O objetivo é maximizar os resultados para com os stakeholders e minimizar os impactos na sociedade.

Conclusão

O consumidor moderno toma sua decisão baseado não somente em qualidade de produto e preço. Esses são fatores importantes, mas não únicos na decisão dos consumidores. A responsabilidade social corporativa é condição fundamental na condução dos negócios.

Referências bibliográficas

Caso Enron - http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/fraudes-contabeis2.htm . Acesso em agosto/2012.

STOFFAËS, Christian. A desregulamentação da eletricidade. Chegou ao seu limite? Disponível em: http://ecen.com/eee61/eee61p/desregulamentacao_eletricidade.htm. Acesso em: 12 mar. 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com