TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENRON

Artigos Científicos: ENRON. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2013  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  1.537 Visualizações

Página 1 de 2

ENRON: Os mais espertos

O documentário é baseado no caso da mega empresa ENRON Oil, que se ramificou em muitos campos de energia que com o passar dos anos, incluindo áreas como frequência de internet, gerenciamento de risco e derivativo climático. Foi eleita a sétima maior empresa do mundo em energia e comunicações, considerada inovadora. Seu lema era "Ask why" - “Pergunte Por quê”, e foi exatamente o contrário que seus funcionários e investidores fizeram: não questionaram o suficiente de onde os lucros realmente vinham.

O Caso Enron, um dos maiores escândalos do mundo corporativo, representa como manipulações de dados contábeis podem desencadear uma situação irreal do verdadeiro estado financeiro e econômico de uma grande empresa como a Enron. Enquanto ela transmitia a imagem de ser uma empresa sustentável e absurdamente lucrativa para investidores, empregados e consumidores, utilizava-se de procedimentos contábeis indevidos.

O método utilizado de “marcação de mercado”, permita a Enron que divulgasse estimativas sobre os lucros potenciais da organização, que jamais entrariam e mascaravam as perdas. Assim, com métodos subjetivos e manipulados a Enron criou seu império e grandes ilusões. Esta era uma técnica que através da contabilidade desta, o preço ou valor de um seguro é registrado em uma base diária para calcular lucros e perdas. O uso deste método permitiu a Enron contar ganhos projetados de contratos de energia a longo prazo como receita corrente. Este era dinheiro que não deveria ser recolhido por muitos anos. Acredita-se que esta técnica foi usada para aumentar os números de rendimento manipulando projeções para rendimentos futuros. Posteriormente foi usado o valor futuro hipotético, métodos subjetivos e que tendiam a sofrer manipulações, onde se registravam os lucros potenciais futuros para divulgar valores que jamais entrariam e consequentemente mascarar exorbitantes perdas.

A empresa que durante 16 anos ultrapassou marcas em quantidade de lucros, faliu em apenas 24 dias. Os que possuíam informações suficientes, que ocupavam altos cargos dentro da organização, ainda conseguiram recuperar alguns milhões, mas os simples funcionários, com suas contas bloqueadas, não resgataram praticamente nada da economia de toda uma vida e tiveram apenas 30 minutos para recolher seus pertences de dentro das dependências da empresa. O colapso da Enron provocou uma forte crise econômica, perda da confiabilidade no mercado de capitais, o desemprego de vinte mil pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com