TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções do Comitê de Política Monetária (Copom)

Pesquisas Acadêmicas: Funções do Comitê de Política Monetária (Copom). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

O Cupom

O Comitê de Política Monetária (Copom) foi criado em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer condutas na política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do Comitê buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo de decisão, a exemplo do que já era adotado pelo Federal Open Market Committee (FOMC) do banco central dos Estados Unidos e pelo Central Bank Council, do banco central da Alemanha. Em junho de 1998, o Banco da Inglaterra também instituiu o seu Monetary Policy Committee (MPC), assim como o Banco Central Europeu, desde a criação da moeda única em janeiro de 1999. Atualmente, uma vasta gama de autoridades monetárias em todo o mundo adota prática semelhante, facilitando o processo de decisão, a transparência e a comunicação com o público em geral.

O Copom avalia que a política monetária deve contribuir para a consolidação de um ambiente macroeconômico favorável em horizontes mais longos. Nesse sentido, reitera que, no regime de metas para a inflação, orienta suas decisões de acordo com os valores projetados para a inflação pelo Banco Central e com base na análise de cenários alternativos para a evolução das principais variáveis que determinam a dinâmica dos preços. O Comitê entende, também, que riscos baixos para a inflação subjacente no curto prazo tendem a reduzir incertezas em relação ao comportamento futuro da inflação plena, facilitam a avaliação de cenários por parte da autoridade monetária, assim como auxiliam no processo de coordenação de expectativas dos agentes econômicos, em particular, dos formadores de preços. Note-se, adicionalmente, que riscos baixos para a inflação subjacente no curto prazo tendem a potencializar os efeitos das ações de política monetária, fazendo com que elas possam afetar de forma mais duradoura a dinâmica da inflação plena no futuro. Embora reconheça que outras ações de política macroeconômica podem influenciar a trajetória dos preços, o Copom reafirma sua visão de que cabe especificamente à política monetária manter-se especialmente vigilante, para garantir que pressões detectadas em horizontes mais curtos não se propaguem para horizontes mais longos.

A última Ata

A 10 pontos importantes da ata da 177ª Reunião do Copom Postado dia 05/09/, abaixo os 10 itens que se seguem foram extraídos da análise, pelos membros do Copom, da evolução recente e as perspectivas para a economia brasileira e para a economia internacional. As informações nos permitem um bom entendimento do contexto econômico nacional e externo.

Preços 1. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) variou 0,03% em julho, após alta de 0,26% em junho. A média das variações mensais das medidas de inflação subjacente, calculadas pelo Banco Central, passou de 0,39% em junho para 0,28% em julho. Assim, a variação acumulada em doze meses atingiu 6,26% (1,02 ponto percentual (p.p.) acima da registrada até julho de 2012). O índice de difusão recua desde janeiro (75,1%) e alcançou 55,1% em julho.

Indústria 2. Assim como outros indicadores mensais de atividade, o relativo à indústria tem se mostrado volátil em meses recentes, o que, em parte, reflete ajustes no número de dias úteis decorrentes de feriados móveis. Nesse contexto, a produção industrial avançou 1,9% em junho, após recuar 1,8% em maio, de acordo com a série da produção industrial geral dessazonalizada pelo IBGE.

Emprego 3. De acordo com a série dessazonalizada pelo Banco Central, a taxa de desocupação em julho ficou em 5,5%, próxima ao mínimo da série histórica (5,3%), iniciada em março de 2002. Em suma, dados disponíveis indicam estreita margem de ociosidade no mercado de trabalho, embora existam sinais mais evidentes de moderação na margem.

Comércio 4. De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, o volume de vendas do comércio cresceu 1,7% em junho, em relação ao mesmo mês do ano anterior. O Copom avalia que a trajetória do comércio continuará a ser influenciada pelas transferências governamentais, pelo ritmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com