TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS

PORTFÓLIO 01

Atualidades Economicas em Gestão de pessoas

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

PORTFÓLIO 01

atualidades economicas em gestão de pessoas

Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos Faculdade ENIAC para a disciplina  Atualidades Economicas em Gestão de Pessoas.

Profª. Valéria Guedes Caruso.

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

  1.  Porque a escassez consiste no problema econômico por excelência, e a escassez econômica está fortemente relacionada ao preço de um produto ou item, pois, quando este está abaixo do preço corrente determinado pela oferta e demanda, haverá uma escassez do item sub-valorizado. A escassez leva o ser humano a se organizar e a estabelecer entre si relações a fim de enfrentá-la ou conviver com ela atenuando-lhe o quanto possível a severidade

  1. A grande maioria dos recursos econômicos é caracterizada por serem limitados e versáteis. A madeira, por exemplo, pode vir a acabar um dia, se a sua exploração não for controlada e a plantação de árvores não for incentivada. De igual forma, a madeira é versátil, porque pode ser usada na produção de um grande número de bens materiais diferentes.

  1. Estratégia competitiva de custo, estratégia competitiva de diferenciação e estratégia competitiva de foco. Uma empresa competitiva é aquela que briga no mercado, tem a sua parcela de clientes satisfeitos, acredita no seu negócio e faz de tudo para mantê-lo em boa posição, passa confiança, credibilidade e tem boa aceitação dos seus produtos e serviços.
  2. Num sistema de economia de livre mercado os parâmetros são: “o que produzir” depende das necessidades da sociedade a serem satisfeitas, ou seja, a sociedade é que sinaliza aos produtores de bens/serviços o que desejam; “como produzir” aí entram os meios de produção disponíveis (recursos naturais, trabalho, capital, tecnologia) e o complexo industrial existente além da infraestrutura de base na região.

    5-  A inovação permite que a empresa obtenha expressiva vantagem competitiva. A necessidade constante de investir em tecnologia é resultado de um mercado competitivo e globalizado que exige qualidade, eficiência, melhores produtos, serviços e processos. Com isso, a inovação tecnológica se tornou fundamental para qualquer organização que deseja ganhar relevância no mercado em que atua. Inovar diferencia uma empresa de seu concorrente; aumenta a participação no mercado, a lucratividade e o nível de emprego e renda; agrega valor aos produtos e serviços; amplia a relação com novos mercados, abre portas para novas parcerias e novos conhecimentos e ainda melhora o posicionamento no mercado.

  1. Pois os Recursos humanos são constituídos pela mão de obra, ou seja, o trabalho (físico ou mental) feito pelo ser humano na produção de serviços ou bens, e o Capital consistem nos bens físicos criados pelos homens que contribuem para a produção de outros bens. Portanto esses recursos são essenciais para desempenhar um papel em conjunto na economia. É o conjunto de capacidade, conhecimentos, competências e atributos de personalidade que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação, perícia e experiência.  Muitas das primeiras teorias econômicas referem simplesmente à força de trabalho, um dos três fatores de produção, como recurso fungível, isto é, homogêneo e facilmente intercambiável. Outras concepções deste trabalho prescindem desses pressupostos.


CONCLUSÃO / PARECER

Na maioria dos casos, a escassez obriga as empresas a aumentar o preço de um produto até que ele atinja o equilíbrio de mercado. Às vezes, porém, as forças externas causam um prolongamento da escassez em outras palavras, há algo impedindo o aumento dos preços ou o equilíbrio da oferta e da demanda .
No uso comum, a escassez pode se referir a uma situação em que a maioria das pessoas são incapazes de encontrar um bem desejado a um preço acessível. O parâmetro para saber se uma empresa tem competitividade instaura-se no confronto com outras empresas similares existentes em diferentes regiões. Porém, gerenciamento tecnológico, mais especificamente falando, pode-se dizer que é a forma de administrar inovações tecnológicas dentro de qualquer empresa. Desta forma, Tecnologia e Inovação estão intimamente ligadas. Cunha (2005) coloca que gerenciar tecnologias seriam todas as atividades da empresa relacionadas à Pesquisa e Desenvolvimento e também a aquisição de novos equipamentos, desenvolvimento de novos produtos e serviços. Para qualquer negócio, a gestão tecnológica é essencial, pois auxilia na administração de todas as operações existentes dentro da empresa de forma mais eficaz, podendo reduzir riscos comerciais aumentando sua flexibilidade e capacidade de resposta frente às freqüentes mudanças do mercado (TEMAGUIDE, 1999). Além do negócio, a gestão da tecnologia pode auxiliar no ambiente de trabalho, pois gerir uma tecnologia exige o envolvimento de todos os funcionários dentro das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (341.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com