TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Qualidade Total e Modelos de Excelência em Desempenho Organizacional. Modelo Seis Sigma

Artigo: Gestão da Qualidade Total e Modelos de Excelência em Desempenho Organizacional. Modelo Seis Sigma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2

Gestão da Qualidade Total e Modelos de Excelência em Desempenho Organizacional. Modelo Seis Sigma.

A gestão de qualidade total e conhecido como TQM e também citada CQT ou TQC foi desenvolvida pelos autores Crosby, Demimg, Feigenbaum, Ishikawa e Juran por volta das décadas de 1950 e 1980, esta gestão mostra as necessidades dos clientes e no conjunto de atividades coordenados por dirigir e controlar uma organização agregando valor aos produtos tornando sua qualidade uma prioridade.

Figura 1.

Fonte: Correia; Mainardes e Lourenço, 2010

Figura 2.

Figura-3. Inter-relação entre o conceito de qualidade, Gestão da Qualidade e elementos que a compõem.

Fonte: Adaptação (CARVALHO; PALADINI, 2005).

Gráfico Da Evolução Da Qualidade

Na primeira etapa, até o início do século, a qualidade era estipulada e controlada pelo próprio artesão, ou seja, se nossos avós desejavam um bom produto, procuravam um bom artesão que, pelo orgulho do que fazia, ou conhecimento, procurava fazer o melhor possível, melhor que seus concorrentes, Seu nome era a garantia do produto.

Na segunda etapa, surgiu a figura do mestre ou supervisor, garantindo que um conjunto de operários qualificados produzisse um bom produto, pela supervisão adequada de um melhor artesão, com sua experiência e, principalmente, sua liderança.

Na terceira etapa apareceu, com a produção fabril e industrial, um grupo de operários semi-qualificados, mas com equipamentos, e cujo grupo se reportava a vários mestres, que por sua vez, eram dirigidos por inspetores.

Na quarta etapa, conseqüência da Segunda Guerra Mundial, a produção foi massificada, tendo levado a produção pelo controle estatístico gráfico, passando pela tabela de amostragens, etc.

Na quinta etapa é a de Garantia Total da Qualidade, introduzida pelo Japão que, em vista da concorrência mundial e da sua situação físico-geográfica-populacional, modificou totalmente sua forma de obter qualidade, para vencer industrialmente, no período atual de computação, automação, e alta competição mundial.

É a qualidade que vem de cima para baixo, da vontade do Presidente da Empresa para a Direção, e, desta, para a linha de produção é a Garantia Total da Qualidade (GTQ).

1. Define Seis Sigma.

Os Seis Sigma pode ser definido como muitas coisas, no entanto sua melhor definição seria o fato de o Seis Sigma ser um nível otimizado de perfumasse que se aproxima a zero defeito em um processo de confecção de um produto, serviço ou transação.

2. Quais as perspectivas estratégicas do Seis Sigma?

Conforme Décio (2011, p.275), as estratégicas é uma metodologia de melhoria contínua da qualidade baseados em conceitos já desenvolvidos e utilizados por outros técnicos de gestão.

3. Quais as caracterizações dos projetos Seis Sigma?

Ser uma ferramenta eficaz no controle de qualidade, mais quantitativo para avaliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com