TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de qualidade total

Seminário: Gestão de qualidade total. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Seminário  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 2 PASSO 1 (OK)

GESTAO DE QULIDADE TOTAL

A gestão de qualidade total, conhecida como TQM e também citada como GQT ou TQC, foi desenvolvida entre as décadas 1950 e 1980 e baseia-se nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juran. Difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na industria. Ele é focado nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, torna-a um processo de melhoria continua, envolvendo todas as áreas das organizações.

No período de implantação, avaliou-se o custo de qualidade, instituindo metas agressivas, como zero defeito e conceitos de confiabilidade. O termo TQC evoluiu no inicio da década de 1980, para Gestão de Qualidade Total (TQC).

Segundo Campos (1992,p. 193) o TQC é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas. Os conceitos do TQC são formados por:

• Orientação pelo cliente: produzir e fornecer produtos que sejam definitivamente requisitados pelo consumidor;

• Qualidade em primeiro lugar: conseguir a sobrevivência através do lucro continuo pelo domínio da qualidade;

• Ação orientada por prioridades: identificar o problema mais critico e soluciona-lo pela mais alta prioridade;

• Ação orientada por fatos e dados: falar, raciocinar e decidir com dados e bases em dados;

• Controle de processos: uma empresa não pode ser controlada por resultados, mas durante processo;

• Controle de dispersão: observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersão;

• Próximo processo é seu cliente: a empresa deve esta focada em atender as necessidades do cliente;

• Controle a montante: a satisfação do cliente baseia-se exclusivamente, em funções a montante. As contribuições a jusante são pequenas;

• Ação de bloqueio: não tropece na mesma pedra. Tome ação preventiva de bloqueio para que o mesmo problema não ocorra outra vez pela mesma causa;

• Respeito pelo empregado como ser humano;

• Comprometimento de alta direção: entender a missão e visão da empresa e executar as diretrizes e metas por meio de todas as chefias.

PASSO 2

PASSO 3 ( ok)

TECNOLOGIA DE GESTAO ORGANIZACIONAL

1. BENCHMARKING

È uma proposta que, se bem aplicada, pode contribuir com a melhora de processos, produtos e serviços da empresa no caminho da busca por excelência. Benchmarking é caracterizada por permitir que a empresa conquiste uma posição de destaque, assim como propõem as demais tecnologias, pelo fato de ser estratégica, pois estratégia é o caminho que se usa para obter um objetivo. A postura da direção deve incluir as seguintes características:

• Vontade de mudar sempre;

• Ter consciência de que a concorrência esta em constante mudanças;

• Boa vontade para compartilhar informações com parceiros de Benchmarking;

• Espírito aberto para novas idéias, criações e inovações;

• Promover a cultura do Benchmarking.

Vantagens: é possível fazer, através de um estudo prévio, quais são as falhas do processo de produtos e serviços a fim de identificar onde está ocorrendo o erro e porque o trabalho de um concorrente está sendo mais satisfatório que o seu. Possibilidade de identificação prévia do problema antes de sair a campo para a realização do estudo.

Aplicações: è bastante utilizada atualmente pois permite aos admistradores buscar parcerias formais e o comprometimento com a alta cúpula dessas empresas.

2. GERENCIAMENTO COM O LIVRO ABERTO

(OPEN-BOOK MANAGEMENT):

O Open-book Management ou OBM, é, sem duvida nenhuma, apresentado como uma metodologia de aplicação bastante simples e de resultados notáveis, que permite envolver as pessoas, e fazer que assumam conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso organizacional, por intermédio do conhecimento de todos os dados organizacionais. Quanto mais uma pessoa sabe a respeito do ambiente em que opera, o que esta fazendo, qual sua importância, qual o resultado que precisa atingir etc., a Gestão com o Livro Aberto propõe a tão disseminada delegação de responsabilidade com a respectiva autoridade (Empowerment), levando e permitindo que as pessoas provem toda sua capacidade de desenvolvimento profissional e pessoal, permitindo que sejam desafiadas a dar o seu melhor resultado.

Vantagens: A ampla divulgação das informações melhora o clima organização quanto à não existir dúvidas sobre a realidade da empresa, e ajuda a manter o foco onde realmente é necessário, incentivando o Empowerment a todos os envolvidos. É uma ferramenta muito ética.

Aplicações: Se a empresa busca de uma maneira ética se adaptar às mudanças ambientais disseminando uma cultura aberta e que incentive o relacionamento interpessoal entre os envolvidos.

3. REENGENHARIA:

A Reengenharia é uma das tecnologias de administração de processos, a qual também é conhecida como horizontalizaçao da empresa. Esse termo pode dar impressão de que departamentos serão destruídos, mas, na verdade, somente significa propor uma nova maneira de administrá-los (Maximiano, 2005). Uma das ferramentas que a Reengenharia utiliza para atingir seus propósitos é o Benchmarking cuja essência, de modo resumido, é a busca das melhores praticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas ( Maximiano, 2005, p. 476).Dentre as principais características do processo de Reengenharia, destacam-se:

• O foco da reengenharia em processos e atividades que agregam valor.

• A conquista de um desempenho inovador medido nos resultados da empresa.

• A aplicabilidade da reengenharia aos líderes de mercado, bem como aos seguidores.

• A reengenharia como veículo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com